Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Não disponível.
Resultados de Aprendizagem
Os/as estudantes deverão ser capazes de:
a) Compreender os desafios actuais enfrentados pelos territórios;
b) Entender as variáveis explicativas do comportamento de compra aplicado ao marketing territorial;
c) Conhecer e utilizar técnicas de diagnóstico e de planeamento estratégico em marketing territorial;
d) Definir estratégias de aperfeiçoamento do território;
e) Construir a imagem e divulgar o território;
f) Definir estratégias de atracção de turistas, de empresas, de residentes e de investimento externo, bem comode apoio à exportação.
g) Divulgar e promover estratégias de desenvolvimento, potencialidades dos territórios, eventos e atividades económicas.
Programa
1. Desafios do marketing territorial
2. Comportamento de compra aplicado ao marketing territorial
3. Diagnóstico e planeamento estratégico em marketing territorial
4. Estratégias de aperfeiçoamento do território
5. Construção da imagem do território
6. Divulgação do território
7. Atração de turistas, empresas, residentes, Apoio à exportação e atração de investimento externo
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. 12.ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice-Hall
Kotler, P., Gertner, D., & Rein, I. (2007). Marketing Places: Attracting Investment, Industry, And Tourism To Cities, States, And Nations. New York: Free Press
Figueira, A. P. (2011). Marketing Territorial: Uma Nova Dimensão do Marketing. Estarreja: Mel Editores
Rainisto, S. (2009). Place Marketing and Branding: Success Factors and Best Practices. Saarbrücken: Lambert Academic Publishing
Meyronin, B. (2015). Marketing Territorial. Enjeux.
Moilanen, T. & Rainisto, S. (2009). How to Brand Nations, Cities and Destinations: A Planning Book for Place Branding. Hampshire and New York: Palgrave Macmillan
Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (Eds) (2002). Destination Branding. Creating the unique destination proposition. Oxford: Butterworth-Heineman