Marketing Territorial

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação; 2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos; 3. Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e Estudo de Casos

Resultados de Aprendizagem

a) Compreender os desafios actuais enfrentados pelos territórios; b) Entender as variáveis explicativas do comportamento de compra aplicado ao marketing territorial; c) Conhecer e utilizar técnicas de diagnóstico e de planeamento estratégico em marketing territorial; d) Definir estratégias de aperfeiçoamento do território; e) Construir a imagem e divulgar o território; f) Definir estratégias de atracção de turistas, de empresas, de residentes e de investimento externo, bem como de apoio à exportação

Programa

1. Desafios do marketing territorial 2. Comportamento de compra aplicado ao marketing territorial 3. Diagnóstico e planeamento estratégico em marketing territorial 4. Estratégias de aperfeiçoamento do território 5. Construção da imagem do território 6. Divulgação do território 7. Atracção de turistas 8. Atracção de empresas 9. Apoio à exportação e atracção de investimento externo 10. Atracção de residentes

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Trabalho prático - 50.0%
  • - Testes Escritos - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Figueira, A. P. (2011). Marketing Territorial: Uma Nova Dimensão do Marketing. Estarreja: Mel Editores

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing, 12.ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice-Hall

Kotler, P., Gertner, D., & Rein, I. (2007). Marketing Places: Attracting Investment, Industry, And Tourism To Cities, States, And Nations. New York: Free Press

Moilanen, T. & Rainisto, S. (2009). How to Brand Nations, Cities and Destinations: A Planning Book for Place Branding. Hampshire and New York: Palgrave Macmillan

Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (Eds) (2002). Destination Branding. Creating the unique destination proposition. Oxford: Butterworth-Heinemann

Rainisto, S. (2009). Place Marketing and Branding: Success Factors and Best Practices. Saarbrücken: Lambert Academic Publishing