Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta UC são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1)Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2)Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC tem como objetivo geral permitir ao aluno o domínio de princípios, técnicas e metodologias associadas a problemas de estruturas discretas.
Pretende-se fornecer ao aluno bases para que seja capaz de:
-reconhecer estruturas matemáticas em sistemas discretos;
-manipular estruturas discretas através de técnicas específicas para cada tipo de estrutura;
-provar propriedades de estruturas discretas
-utilizar a matemática discreta como uma linguagem de resolução de problemas;
-desenvolver o raciocínio abstrato, do ponto de vista lógico e matemático.
Programa
Teoria de conjuntos
Conjuntos: definição e representações
Subconjuntos
Operações sobre conjuntos: reunião, intersecção e diferença
Cardinalidade
Partições e potência de conjuntos
Indução matemática
Produto cartesiano de conjuntos
Relações: definições, representações e propriedades
Funções: definição, injectividade, sobrejectividade e inversão
Lógica e cálculo proposicional
Proposições e operações elementares de lógica
Tabelas de verdade
Tautologias e contadições
Equivalência. Álgebra das proposições. Modus ponens e silogismos
Análise combinatória e probabilidades
Introdução
Princípios fundamentais de contagem
Permutações e combinações
Principio de inclusão/exclusão
Cálculo combinatório
Triângulo de Pascoal
Introdução à Teoria de Grafos
Introdução
Definições básicas
Incidência e grau
Isomorfismos
Subgrafos
Passeio, Trajeto e Caminho
Grafo Conexo e Grafo Bipartido
Digrafos: isomorfismo e conexidade
Representação de grafos por matrizes
Árvores
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Provas Escritas Individuais e trabalhos individuais - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO