Conhecimentos de Base Recomendados
Cálculo diferencial em IR
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
Resultados de Aprendizagem
- aprofundem e ampliem os conhecimentos que têm de funções reais de variáveis reais, em particular, que dominem os métodos de primitivação em IR, e que compreendam, gráfica e analiticamente, o conceito de integraldefinido e de integral impróprio. 2. resolvam equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e lineares de segunda ordem com coeficientes constantes. 3. dominem o cálculo com funções de várias variáveis, nomeadamente o cálculo de limites, de derivadas parciais e o estudo de extremos. 4. conheçam os principais métodos numéricos para aproximar funções, para efectuar derivação e integração numérica e para a resolução de equações diferencias ordinárias.
Programa
- Integração e aplicações. 2. Equações diferenciais. 3. Funções de várias variáveis e optimização. 4. Introdução aos Métodos Numéricos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 90.0%
- - Mini Testes - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
James, G., Modern Engineering Mathematics, 5th Ed,P earson Higher Ed, 2015
Kreyszig, E., Advanced Engineering Mathematics, John Wiley & Sons, 9th Ed, 2006
Lima, E. L., Análise no Espaço lR^n, Matemática Universitária, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2004
Lima, E.L., Análise Real – volume 2, Matemática Universitária, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2007.
Stewart, J., Cálculo, Vol. 2, 7ª Ed., Cenage Learning, 2013
Campos Ferreira, J., Introdução à Análise Matemática, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1990. Figueiredo, D. G., Neves, A.F., Equações Diferenciais Aplicadas, Colecção Matemática Universitária, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2007