Melhoramento e Conservação dos Recursos Florestais

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

– Na leccionação de aulas teórico-práticas;

– Na execução de trabalhos práticos de aplicação de conceitos teóricos;

– No estudo de casos, acompanhados de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir ações.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado da aprendizagem, o aluno: Conhece os métodos de propagação das plantas, a sua relação com as espécies e utilização no melhoramento. Conhece as vantagens e limitações do melhoramento florestal. Conhece a relevância do bioma ao nível do solo, em particular das micorrizas na conservação dos recursos e no melhoramento. Reconhece que a resposta à seleção é função do controlo genético, dos métodos de seleção e do meio ambiente. Conhece métodos e técnicas utilizados no melhoramento florestal. Conhece as bases moleculares da hereditariedade e as vantagens vs restrições dos marcadores moleculares. Reconhece a importância da gestão e conservação dos recursos genéticos florestais.

Programa

Modulo 1: Os métodos de propagação das planta (seminal vs vegetativa), o tipo de planta (torrão vs raiz nua) e a sua relação com a espécie, a silvicultura e o melhoramento. O bioma ao nível do solo, as micorrizas e a sua relevância na nutrição, sanidade, tolerância a condições de stresse e na conservação dos recursos

Módulo 2: O melhoramento e a particularidade da floresta vs a agricultura. Genética Quantitativa: as características quantitativas e a sua utilização no melhoramento. Os métodos de seleção, a heritabilidade e o ganho genético. O efeito do ambiente e a interação entre o genótipo e ambiente.

Módulo 3: A estratégia no melhoramento: os ciclos de melhoramento; os sistemas de cruzamento; os testes de descendência e testes precoces Estudo da diversidade genética, os marcadores moleculares Estudo da variabilidade em espécies florestais. Conservação dos recursos genéticos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Realização de minitestes teórico/práticos - 80.0%
  • - Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Collard, B.; Jahufer, M.; Brouwer, J.; Pang, E. 2005 An introduction to markers, quantitative trait loci (QTL) mapping and marker-assisted selection for crop improvement: The basic concepts. Euphytica 142, 169-196.

Commission of Forest Genetic Resources. 2001. Forest Genetic Resources Management and Conservation. France as a case study. INRA, Paris, E. Teissier Cros (ed.)

Eriksson, G.; Ekberg, I; Clapham, D. 2006 An introduction to forest genetics. SLU. http://vaxt.vbsg.slu.se/forgen/,Uppsala.

National Research Council, 1991. Managing Global Genetic Resources. Forest Trees. National Academy Press, Washington.

White, T.L.; Adams, W.T.; Neale, D.B. 2007 Forest Genetics. CAB Internacional Oxfordshire