Conhecimentos de Base Recomendados
Não Aplicável
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da unidade curricular, o processo de ensino aprendizagem assenta nas seguintes metodologias de ensino:
1. Leccionação de aulas teórico-práticas;
2. Execução de trabalhos práticos: 1) no campo; 2) em laboratório e 3) em viveiro;
3. Na pesquisa bibliográfica e na análise de artigos e relatórios sobre os conteúdos da UC;
4. Na elaboração de relatórios e apresentações relacionados com os aspectos tratados no âmbito desta unidade curricular;
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade Curricular tem como objectivo habilitar o aluno de conhecimento sobre:
• As vantagens e limitações do melhoramento florestal;
• Os factores que afectam a constituição genética das populações;
• O efeito do controlo genético (heritabilidade), dos métodos de selecção e do ambiente na resposta à selecção;
• Os métodos e técnicas utilizados no melhoramento florestal;
• A introdução de espécies exóticas;
• A importância da gestão e os métodos de conservação dos recursos genéticos das espécies florestais.
Programa
Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta nos seguintes conteúdos: O melhoramento e a particularidade das espécies florestais: a silvicultura vs a agricultura; Estudo da variabilidade em espécies florestais – a sua utilização no melhoramento e implicações para a conservação e no melhoramento a longo prazo;
Genética Quantitativa: as características quantitativas e o melhoramento florestal;
Os factores que afectam a constituição genética das populações e o seu efeito no melhoramento; A definição de estratégia no melhoramento: os ciclos de melhoramento; os sistemas de cruzamento; os testes de descendência e testes precoces; Introdução de espécies exóticas: factores de sucesso e problemas; Conservação e gestão global dos recursos genéticos florestais.
Métodos de Avaliação
- - 1) Realização de minitestes - 80.0%
- - 2) realização e apresentação de trabalhos - 10.0%
- - 3) avaliação do trabalho prático - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
White, T.L., Adams, W.T., & Neale, D.B. (2007). Forest Genetics. CAB Internacional Oxfordshire
Commission of Forest Genetic Resources. (2001). Forest Genetic Resources Management and Conservation. France as a case study. INRA, Paris, E. Teissier Cros (ed.)
Eriksson, G.; Ekberg, I., & Clapham, D. (2006). An introduction to forest genetics. SLU. http://vaxt.vbsg.slu.se/forgen/, Uppsala.
Collard, B., Jahufer, M., Brouwer, J., & Pang, E. (2005). An introduction to markers, quantitative trait loci (QTL) mapping and marker-assisted selection for crop improvement: The basic concepts. Euphytica 142, 169-196.