Métodos de Ensino
O ensino da unidade curricular baseia-se
numa perspectiva fortemente interactiva. Pretende uma participação
substancial dos alunos e uma aprendizagem com base no saber fazer.
Os métodos de ensino incluem a discussão em grupo de casos reais e a elaboração individual de exercícios pedagógicos. A ênfase é colocada
em auxiliar os alunos a relacionarem os conceitos, ideias e teorias à prática real. Durante o curso os alunos
são avaliados de uma forma contínua através de pequenos trabalhos e testes parcelares. No final são sujeitos a
um exame final global.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos e competências atinentes às regras de funcionamento dos
mercados de acções a contado, utilização de diferentes metodologias de avaliação e técnicas de negociação
com base na análise técnica.
Programa
1 – Conceitos introdutórios
2 – Regras de funcionamento dos mercados de acções a contado
3 – Modelos de avaliação com base nos fluxos de caixa descontados
4 – Modelos de avaliação com base em múltiplos de mercado
5 – A negociação de acções através da análise técnica
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Damodaran, A. (2006), Damodaran on Valuation – Security Analysis for Investment and Corporate Finance, 2nd
Edition, JohnWiley & Sons.
Kirkpatrick II, C. D., and Dahlquist, J. R. (2011), Technical Analysis: The Complete Resource for Financial
Market
Technicians, 2nd Edition, Pearson Education.
Neves, J. C. (2002), Avaliação de Empresas e Negócios, McgrawHillPortugal.
Peixoto, J. P. (2000), Introdução à Análise Técnica, Vida Económica.
Peixoto, J. P. (2005), Análise Técnica – Tendências e Formações de Preços, Vida Económica.
Penman, S. (2010), Financial Statement Analysis and Security Valuation, 4th Edition, McGrawHill.
Estatutos da Interbolsa
Euronext Cash Market Trading Manual
Regulamento da Euronext