Conhecimentos de Base Recomendados
Microeconomia básica
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Atividades de pesquisa orientada pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
Os alunos que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão:
1- Conhecer as particularidades dos mercados de produtos agrícolas
2- Compreender os mecanismos de formação dos preços agrícolas
3 – Perceber o papel dos agentes que intervêm no setor em Portugal
4 – Conhecer os objetivos e principais instrumentos das políticas agrárias
5 – Compreender a evolução histórica da Política Agrícola Comum e os seus principais instrumentos
6 – Utilizar dados estatísticos e outras fontes documentais, nacionais e internacionais, para elaborar relatórios sobre temas específicos ligados à agricultura
Programa
1.Mercado de produtos agrícolas
1.1. Características da procura e oferta de produtos agrícolas
1.2. Instabilidade dos preços agrícolas no curto prazo e no longo prazo
1.3. Evolução das preferências dos consumidores em relação aos bens alimentares
1.4. Imperfeições de mercado, margens de comercialização e integração vertical
1.5. Papel das organizações de produtores
1.6. Agricultura de pequena escala e mercados locais
1.7. Certificação de produtos agro-alimentares
2. Políticas Agrárias
2.1. Objetivos e instrumentos.
2.2. A avaliação das políticas agrárias
2.3. A Política Agrícola Comum da União Europeia
2.3.1. Origens, instrumentos e evolução
2.3.2. Políticas de preços e mercados
2.3.3. Políticas estruturais e de desenvolvimento rural
2.3.4. Política Agroambiental
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Trabalhos práticos - 60.0%
- - Teste escrito - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Pinheiro, A.; Carvalho, M. (2003). Economia e política agrícolas. Edições Silabo.
Timmer, C.P.(1986). Getting prices right: the scope and limits of agricultural price policy, Cornell University Press.
Paarlberg, R. (2013). Food Politics: What Everyone Needs to Know. New York: Oxford University Press, Second Edition.
Norwood, F.B.; Lusk, J.L. (2008). Agricultural Marketing and Price Analysis. Prentice Hall.