Resultados de Aprendizagem
Os alunos que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão:
1- Conhecer as particularidades dos mercados de produtos agrícolas
2- Compreender os mecanismos de formação dos preços agrícolas
3 – Perceber o papel dos agentes que intervêm no setor em Portugal
4 – Conhecer os objetivos e principais instrumentos das políticas agrárias
5 – Compreender a evolução histórica da Política Agrícola Comum e os seus principais instrumentos
6 – Utilizar dados estatísticos e outras fontes documentais, nacionais e internacionais, para elaborar relatórios
sobre temas específicos ligados à agricultura
Programa
1.Mercado de produtos agrícolas
1.1. Características da procura e oferta de produtos agrícolas
1.2. Instabilidade dos preços agrícolas no curto prazo e no longo prazo
1.3. Evolução das preferências dos consumidores em relação aos bens alimentares
1.4. Imperfeições de mercado, margens de comercialização e integração vertical
1.5. Papel das organizações de produtores
1.6. Agricultura de pequena escala e mercados locais
1.7. Certificação de produtos agro-alimentares
2. Políticas Agrárias
2.1. Objetivos e instrumentos.
2.2. A avaliação das políticas agrárias
2.3. A Política Agrícola Comum da União Europeia
2.3.1. Origens, instrumentos e evolução
2.3.2. Políticas de preços e mercados
2.3.4. Políticas estruturais e de desenvolvimento rural
2.3.5. Política Agroambiental
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Norwood, F.B.; Lusk, J.L. Agricultural Marketing and Price Analysis. Prentice Hall, 2008
Paarlberg, R. Food Politics: What Everyone Needs to Know. New York: Oxford University Press, Second Edition,
2013
Pinheiro, A.; Carvalho, M. Economia e política agrícolas. Edições Silabo, 2003
Timmer, C.P. Getting prices right: the scope and limits of agricultural price policy, Cornell University Press, 1986