Mercados Financeiros

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Estudo de casos No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Duas provas escritas individuais ( com peso de 35% cada) e b) Trabalho individual com apresentação e discussão .com peso de 30%).
2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual .com peso de 70%) e b) Trabalho individual com apresentação e discussão .com peso de 30%) 3) Avaliação unicamente por exame.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina procura abordar de forma integrada, simples e prática as principais vertentes do mercado financeiro: a organização do mercado financeiro, os diferentes mercados que o constituem e o seu funcionamento, a caracterização dos principais produtos financeiros, compreendendo as suas principais vantagens e limitações, e a avaliação desses produtos financeiros com um enfoque especial na avaliação de açôes, obrigações e produtos derivados.

Programa

1. Introdução aos Mercados Financeiros
1.1. Mercado monetário
1.2. Mercado de capitais ou Mercado de títulos
1.21. Mercado primário
1.22. Mercado secundário
1.23. A negociação no mercado
2. Produtos financeiros
2.1. Introdução
2.2. Produtos de curto prazo
2.3. Produtos de médio e longo prazo
2.4. Produtos derivados
2.5. índices de mercado
3. Avaliação de Obrigações
3.1. Princípios gerais de avaliação
3.2. Modalidades das obrigações
3.4. Medidas de rendibilidade e medidas de risco
3.5. Estrutura temporal das taxas de juro
3. 6.Estratégias de imunização
4. Avaliação de ações
4.1. Introdução
4.2. Modelos de avaliação
4.3. Risco e rendibilidade
5. Introdução aos instrumentos derivados
5.1. Opções
51.1. Opções de compra e opções de venda
5.1.2 Valorização de opções
5. 1.3, Estratégias de especulação e cobertura de risco
5.2 Contratos futuros, Swaps, warrants e forwards

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brealey, R A, Myers, S. C e Allen, F (2007); Princípios de Finanças Empresariais; 8 a Edição; Mcgraw-Hill; Lisboa. Esperança, José Paulo; Matias, Fernanda (2009); Finanças Empresariais; 2. a Edição; Texto Editores; Lisboa.
Mota, A. Gomes, Custódio, C. (2006); Finanças da Empresa; Booknomics; Lisboa
Mota, António S. Gomes, Tomé, Jorge H. Correia (1999); Mercado de Títulos — Uma Abordagem Integrada;
6. a edição; Texto Editora; Lisboa
Neves, João Carvalho (2011), Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da empresa, Lisboa, Texto Editora, 2. a Edição.
Pinho, Carlos, Tavares, Susana (2005); Análise Financeira e Mercados; Áreas Editora; Lisboa
Pinho, Carlos, Soares, Isabel (2007); Finanças — Mercados e Instrumentos; Edições Sílabo; Lisboa
Pires, Cesaltina (2006); Mercados e Investimentos Financeiros; Escolar Editora; Lisboa
Mota, A. Gomes, Nunes, J. P., Ferreira, M. A, Barroso, C. A. (2006); Finanças Empresariais — Teoria e Prática; 2. a Edição; Publisher Team; Lisboa.