Metodologia de Investigação em Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão  identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.

Resultados de Aprendizagem

– desenvolver um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objetiva e rigorosa;

– escolher e adequar o design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge;

– conhecer as formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáveis;

– escolher, caracterizar e selecionar os sujeitos a utilizar/ considerar as condições necessárias a uma possível

validação populacional e ecológica dos resultados;

– conhecer os modos de construção/adequação/escolha do instrumento de recolha de dados e seu

ajustamento ao caso de investigação;

– ajustar os instrumentos estatísticos de tratamento dos dados à sua natureza e às intenções do estudo.

Programa

1. Características e funções do conhecimento científico

2. As etapas do ciclo de investigação

3. Elementos e construtos básicos da investigação científica

4. Paradigmas de investigação em Educação

5. Recolha de dados

6. Análise e tratamento dos dados (quantitativo e qualitativo)

7. O Artigo Científico

8. Ética na Investigação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Trabalho Final/ Modelo Plano de investigação (grupo) + Apresentação oral - 40.0%
  • - Frequência - 30.0%
  • - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%
  • - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association

(7.th ed.). APA

Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods

approaches. Sage

Pallant, J. (2010). SPSS survival manual. MacGraw Hill

Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. Sage