Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Sem abdicar da componente de informação fornecida pelo professor, a metodologia a utilizar nesta disciplina define-se basicamente pela análise de casos práticos de investigação e pela resolução de exercícios de aplicação.
Resultados de Aprendizagem
Com o desenvolvimento do presente programa, os alunos serão enquadrados numa concepção científica da realidade, ficando demonstrada a sua pertinência para o mundo social e educativo e, em particular, para o subsistema da Educação Especial. Isto passa pela aquisição de uma terminologia e de um sistema concertado de atitudes e desempenhos, por um m espírito crítico face á divulgação de informação supostamente objectiva e rigorosa e por uma escolha consciente de uma, entre várias, opções metodológicas de pesquisa científica e treino de construção de um projecto consistente vinculado a essa escolha
Programa
1. Características e funções do conhecimento científico 1.1. Confronto com outros tipos de conhecimento 2. As etapas do ciclo de investigação 2.1. Relativa reversibilidade do ciclo 3. Construtos e elementos básicos da investigação científica 3.1. Problemas e hipóteses 3.2. Manipulação, controlo e medição de variáveis 3.3. Validade interna e externa 3.4. População: definição, caracterização, determinação de amostras e métodos de amostragem 4. Paradigmas de investigação em Ciências Sociais 4.1. Características e planos da investigação experimental: a laboratorialidade essencial desta via de investigação 4.2. Características e orientações básicas da investigação nomotética: a investigação por inquérito 4.3. Algumas modalidades e instrumentos da investigação qualitativa/ideográfica: estudo de caso e estudos de observação 4.4.Características e inovações da investigação clínica: o caso da investigação-acção
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - teste - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
TUCKMAN, B. W. (2000). Manual de investigação em educação: como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Lisboa: Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian.
FORTIN, M-F. (2000). O processo de investigação – da concepção à realização. Loures: Lusociência.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari (1994) – Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
HILL, Manuela Magalhães ; HILL, Andrew (2009). Investigação por Questionário. Sílabo.