Métodos de Ensino
A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.
Resultados de Aprendizagem
– desenvolver um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objetiva e rigorosa;
– escolher e adequar o design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge;
– conhecer as formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáveis;
– escolher, caracterizar e selecionar os sujeitos a utilizar/ considerar as condições necessárias a uma possível
validação populacional e ecológica dos resultados;
– conhecer os modos de construção/adequação/escolha do instrumento de recolha de dados e seu
ajustamento ao caso de investigação;
– ajustar os instrumentos estatísticos de tratamento dos dados à sua natureza e às intenções do estudo.
Programa
1. Características e funções do conhecimento científico
2. As etapas do ciclo de investigação
3. Elementos e construtos básicos da investigação científica
4. Paradigmas de investigação em Educação
5. Recolha de dados
6. Análise e tratamento dos dados (quantitativo e qualitativo)
7. O Artigo Científico
8. Ética na Investigação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Final/ Modelo Plano de investigação (grupo) + Apresentação oral - 40.0%
- - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%
- - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%
- - Frequência - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association
(7.th ed.). APA
Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods
approaches. Sage
Pallant, J. (2010). SPSS survival manual. MacGraw Hill
Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. Sage