Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de Nutrição Humana.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico e prático com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações reais e casos de estudo e recorrendo a programas informáticos e equipamentos profissionais, bem como, a visitas de estudo/trabalhos de campo para aplicação e treino das metodologias apreendidas.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, pretende-se que os alunos tenham desenvolvido competências para a realização de avaliação do estado nutricional pormenorizada, dominando as técnicas com o máximo rigor e respeito ético. Assim, é esperado que os alunos:
1. Reconheçam a importância da avaliação do estado nutricional de um indivíduo, dominando as diferentes metodologias de avaliação;
2. Saibam selecionar a metodologia e materiais adequados a cada situação individual, aplicando-a e manuseando-os de modo apropriado;
3. Reconheçam as caraterísticas da composição corporal habitual de um indivíduo e os seus métodos de avaliação;
4. Saibam descrever e aplicar os diferentes métodos de avaliação da ingestão alimentar;
5. Tenham capacidade para interpretar os resultados da aplicação das diferentes metodologias, conseguindo estabelecer um diagnóstico nutricional.
Programa
- Princípios da avaliação do Estado Nutricional.
- Avaliação antropométrica: Introdução à antropometria. Recolha de dados e questões éticas. Equipamento de antropometria, unidades de medição e sua calibração. Locais anatómicos de medição. As técnicas: Peso; Estatura; Pregas cutâneas; Perímetros. O erro de medição. Estimativas e cálculo de índices derivados. Interpretação dos resultados e os dados antropométricos de referência. Medição em grupos com necessidades especiais: indivíduos com capacidade funcional reduzida, crianças, grávidas e idosos.
- Avaliação da composição corporal.
- Avaliação da ingestão alimentar.
- Avaliação clínica. Avaliação Subjetiva Global.
- Avaliação funcional e analítica.
- Diagnóstico Nutricional
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
Kyle et al; ESPEN Guidelines Bioimpedance analysis – part I: review of principles and methods;Clinical Nutrition 2004.
Kyle et al; ESPEN Guidelines Bioimpedance analysis – part II: utilization in clinical practice; Clinical Nutrition 2004.
EFSA (European Food Safety Authority), 2017. Dietary Reference Values for nutrients. Summary Report. EFSA supporting publication 2017:e15121. 98 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121.
Goios A, Liz Martins M, Oliveira AC, Afonso C, Amaral T. Pesos e Porções de Alimentos. Ensino e Educação Universitária, UPorto Edições. 3ª edição, junho 2019 (ISBN: 978-989-746-213-9).
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (2007). Tabela da Composição de Alimentos, (1a Edição). Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Bibliografia secundária
Lee R. and Nieman D. Nutritional Assessment, 7th Edition. McGraw-Hill Companies, Inc. New York. ISBN: 978-0-07-802133-6.
Raymond JL & Morrow K. Krause and Mahan’s Food & The Nutrition Care Process. Elsevier, 15th edition, 2020.
Stewart A & Marfell-Jones M. International standards for anthropometric assessment. International Society for the Advancement of Kinanthropometry, Lower Hutt, New Zealand, 2011.
Mordarski, B. Nutrition Focused Physical Exam Pocket Guide. Academy of Nutrition & Dietetics. 3rd Ed. 2021. ISBN: 978-0-88091-206-8.
Gibson RS. Principles of Nutritional Assessment. 2nd Edition. Oxford University Press. New York 2005.
Nancy Munoz and Melissa Bernstein. Nutrition Assessment: Clinical and Research Applications. 1st Edition. Jones & Bartlett Learning (2018). ISBN-10: 1284127664
Shils, M. E., & Shike, M. (2006). Modern nutrition in health and disease (10th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.