Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento dos requisitos a cumprir no processo científico e conhecimento avançado das áreas cientificas de contabilidade e fiscalidade – área 344 CNAF (Classificação Nacional de Áreas de Formação)
Métodos de Ensino
O método de ensino agora proposto assenta no método expositivo e interativo, discutindo linhas de investigação futura de forma critica e apresentando diferentes metodologias de investigação.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo o estudo dos métodos e práticas de investigação em contabilidade e fiscalidade, bem como proporcionar uma análise dos principais desafios que se colocam nas diversas fases do processo de investigação com a finalidade de promover a capacidade de investigação.
O desenvolvimento destes conhecimentos visa a preparação do trabalho e o conhecimento dos desafios a adquirir durante a componente não letiva do curso de Mestrado.
Programa
1. O processo de investigação
2. Escolha do tema e sua importância
2.1. Pesquisa exploratória de bibliografia
2.2 Justificação do Interesse teórico e prático do tema
2.3 Formulação do problema
3. Desenho da investigação
3.1. Objetivos gerais e específicos
3.2. Desenvolvimento das hipóteses de investigação
4. Técnicas de recolha de informação
4.1. População e amostra
4.2. Modelo estatístico a aplicar
4.3. Análise e discussão dos resultados
5. Elaboração e apresentação da dissertação
5.1. O índice
5.2. O resumo
5.3. A introdução
5.4. A revisão da literatura
5.5 Desenvolvimento e modelos teóricos e estatísticos
5.6 A discussão dos resultados
5.7 As conclusões
5.6 As referências bibliográficas
6. A ética na investigação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental:
Barañano, A.M. (2004). Métodos e técnicas de investigação em gestão: Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.
Bryman, A., e Bell, E. (2007). Business research methods. Oxford: Oxford University Press
Ceia, Carlos (1995). Normas para apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Presença.
Fernandes, António (1995). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Científicos e Académicos. Porto Editora
Bibliografia complementar:
Eco, Umberto (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa, Presença.
Hill, Manuela;Hill Andrew (2009). Investigação por Questionário. 2.ª Edição. Lisboa, Edições Silabo.
King, G., R.. Kehoane, e S.Verba (1994): Designing Social Inquiry. Scientific Inference in Qualitative Research. Princeton University Press.
Mann, Chris (2000): Internet Communication and Qualitative Research: a handbook for researching on line. London, Sage.
Saunders, M., P. Lewis e A. Thornhill (2003), Research Methods for Business Students, Prentice Hall.