Conhecimentos de Base Recomendados
epidemiologia
bioestatistica
Métodos de Ensino
É fornecido aos alunos um suporte teórico, ao longo do semestre, por forma a que possam acompanhar melhor a explanação dos assuntos lecionados. O recurso a exercícios obriga os alunos a acompanhar de perto o desenrolar da matéria. O esclarecimento de dúvidas é feito em horário previsto para o efeito ou em horário a combinar.
As listas de exercícios disponibilizadas, pela sua organização e conteúdo, permitem ao aluno acompanhar minuciosamente todos os tópicos da matéria e permitirá reter e futuramente aplicar e expandir os seus conhecimentos.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências teóricas e técnicas necessárias para a prática de investigação científica no domínio das ciências da saúde, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, revisão, análise e interpretação da informação e produção científica.
Programa
Investigação Científica: Objectivos e contexto (2horas)
. Metodologias de investigação científica : caracteristicas (3horas)
. Qualidade da Investigação (3horas)
. A validade experimental (3 horas)
. Etapas de uma Investigação:
– Primeira Etapa: Pergunta de Partida ou Problema de investigação (1 hora)
– Segunda etapa: (6 horas)
Exploração
Literatura científica
Métodos de recolha da informação
– Terceira Etapa: A Problemática (2 horas)
– Quarta Etapa: A Construção Do Modelo De Análise ( 3 horas)
– Quinta Etapa: A Observação (3 horas)
– Sexta etapa: Análise das informações (3 horas)
– Sétima Etapa: Discussão e Conclusão (3 horas)
. Comunicar as descobertas científicas (3 horas)
. Estrutura de um trabalho científico (3 horas)
. Análise critica de artigos científicos (3 horas)
Esclarecimentos para avaliação (entrega de um projeto de Investigação e de uma revisão sistematica) dos conteudos lecionados (4 horas)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária
Pocinho M.(2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel
Fortin, M. F. (2003). O Processo de Investigação: Da concepção à realização (3rd ed., Vol. 2). Lusociência. https://univmed.org/ejurnal/index.php/medicina/article/view/287
Sousa, M. J. (2013). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo bolonha (4th ed.). Pactor.
Secundária
Halkier, B., & Jensen, I. (2011). Methodological challenges in using practice theory in consumption research. Examples from a study on handling nutritional contestations of food consumption. Journal of Consumer Culture, 11(1)
Pandey, P., & Pandey, M. M. (2021). Research Methodology Tools and Techniques.