Metodologias de Investigação

Conhecimentos de Base Recomendados

 

epidemiologia

bioestatistica

Métodos de Ensino

É fornecido aos alunos um suporte teórico, ao longo do semestre, por forma a que possam acompanhar melhor a explanação dos assuntos lecionados. O recurso a exercícios obriga os alunos a acompanhar de perto o desenrolar da matéria. O esclarecimento de dúvidas é feito em horário previsto para o efeito ou em horário a combinar.

As listas de exercícios disponibilizadas, pela sua organização e conteúdo, permitem ao aluno acompanhar minuciosamente todos os tópicos da matéria e permitirá reter e futuramente aplicar e expandir os seus conhecimentos.

 

Resultados de Aprendizagem

Desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências teóricas e técnicas necessárias para a prática de investigação científica no domínio das ciências da saúde, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, revisão, análise e interpretação da informação e produção científica.

Programa

Investigação Científica: Objectivos e contexto (2horas)

. Metodologias de investigação científica : caracteristicas (3horas)

. Qualidade da Investigação (3horas)

. A validade experimental (3 horas)

. Etapas de uma Investigação:

   – Primeira Etapa: Pergunta de Partida ou Problema de investigação (1 hora)

   – Segunda etapa:  (6 horas)

                 Exploração

                 Literatura científica

                Métodos de recolha da informação

     – Terceira Etapa: A Problemática (2 horas)

     – Quarta Etapa: A Construção Do Modelo De Análise ( 3 horas)

     – Quinta Etapa: A Observação (3 horas)

     – Sexta etapa: Análise das informações (3 horas)

     – Sétima Etapa: Discussão e Conclusão (3 horas)

. Comunicar as descobertas científicas (3 horas)

. Estrutura de um trabalho científico (3 horas)

. Análise critica de artigos científicos (3 horas)

 

Esclarecimentos para avaliação (entrega de um projeto de Investigação e de uma revisão sistematica) dos conteudos lecionados (4 horas)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária 

Pocinho M.(2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel

Fortin, M. F. (2003). O Processo de Investigação: Da concepção à realização (3rd ed., Vol. 2). Lusociência. https://univmed.org/ejurnal/index.php/medicina/article/view/287

Sousa, M. J. (2013). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo bolonha (4th ed.). Pactor.

 

Secundária 

Halkier, B., & Jensen, I. (2011). Methodological challenges in using practice theory in consumption research. Examples from a study on handling nutritional contestations of food consumption. Journal of Consumer Culture11(1)

Pandey, P., & Pandey, M. M. (2021). Research Methodology Tools and Techniques.