Resultados de Aprendizagem
O1. dotar os alunos das competências de investigação necessárias para a componente não lectiva
O2. ajudar à elaboração do plano de trabalho para a componente não lectiva
Competências a desenvolver:
C1) rever de forma crítica a literatura relevante para o tema de investigação;
C2) identificar a abordagem metodológica adequada;
C3) elaborar um cronograma de atividades a realizar;
C4) apresentar e discutir plano de trabalho.
Programa
1 – Introdução à investigação
1.1 Construção do conhecimento e natureza da investigação científica
1.2 Etapas do processo de investigação
2 – O processo de investigação
2.1. Processo da investigação: tema, problema, estratégia de investigação, revisão da literatura e aplicação do métodoselecionado
2.2. Desenho da investigação: objetivo, questões de investigação, identificação das variáveis, formulação do modelo edefinição das hipóteses.
2.3. Métodos qualitativos e quantitativos
2.4. Recolha e tratamento de dados: seleção da amostra, métodos de recolha de dados e de análise dos dados.
2.5. Apresentação e interpretação dos resultados.
3 – O processo de pesquisa e redação
3.1. Escrita científica e regras formais de um trabalho académico
3.2. Estrutura de uma dissertação /trabalho de projeto / relatório de estágio.
3.3. Como elaborar uma proposta de trabalho.
3.4. Ferramentas informáticas de apoio à investigação.
4 – A ética na investigação.
5 – Temas actuais de Gestão de Pessoas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Augusto, M.G. & Ferreira, P.L. (2012). Estatística Aplicada à Gestão. Vida Económica
– Creswell, J.W., & Poth, C.N. (2016). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, 4thedition, SAGE Publications.
– Curwin, J. & Slater, R. (2008). Quantitative Methods for Business Decisions. 6th Edition. Cengage Learning.
– Fisher, C. (2010). Researching and Writing a Dissertation for Business Students, 3rd edition. UK: Prentice Hall.
– Kumar, R. (2014). Research Methodology – a step-by-step guide for beginners, 4th ed. London: SAGE.
– Pereira, A. & Poupa, C. (2015). Como apresentar em público teses, relatórios, comunicações usando o powerpoint.Lisboa: Edições Sílabo.
– White, B. & Rayner, S. (2014). Dissertation Skills for Business and Management Studies, 2nd Edition, UK: CengageLearning EMEA.