Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A disciplina pretende proporcionar um contexto de aprendizagem participativo. Sugere-se uma abordagem às temáticas assinaladas no programa baseada em actividades individuais e de grupo. Pretende-se que o momento presencial de encontro seja dinamizado com apresentações e exercícios práticos previamente realizados, exigindo dos alunos a leitura crítica da bibliografia indicada, trabalho em equipa e a preparação para momentos de apresentações, debate e esclarecimento de dúvidas. As metodologias de avaliação valorizam a participação dos alunos e o cumprimento dos objectivos nas tarefas programadas, sejam individuais ou colectivas.
Resultados de Aprendizagem
No final da UC, os estudantes deverão
1) reconhecer os atributos essenciais do conhecimento científico e dos procedimentos da sua produção,
2) desenvolver competências básicas de investigação científica associadas à realização de uma tese de mestrado
3) Saber usar os procedimentos de construção de um questionário
Programa
Módulo 1:
1.1. A escolha de um tema, enquadramento teórico, revisão literatura, critérios classificação estudos
1.2. Objectivos ciência, caracterização actividades científicas, caracteristicas conhecimento cientifico,
1.3. Paradigmas, vias produção do conhecimento, métodos e tipologias de classificação dos trabalhos investigação científica
1.4. Etapas gerais processo investigação científica (Problema, hipoteses, planos, análise de dados, conclusões)
1.5. A metodologia construção questionário
1.6. Aspectos formais na construção questionários, validade e fidelidade, pré-teste,
1.7. Estudo de medição de opiniões, atitudes e valores
MÓDULO 2
2.1. Investigação qualitativa: características e limitações.
2.2. Metodologias/ abordagens da investigação qualitativa.
2.3. A validação e a generalização na investigação qualitativa.
2.4. O jornalismo e a investigação qualitativa.
2.5. Técnicas de análise de dados.
2.6. A análise de dados qualitativos suportada pelo software NVIVO
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - módulo 2 - 50.0%
- - módulo 1 - 50.0%
- - Prova escrita individual - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Berger, A. A. (2010). Media and Communication Research Methods: An Introduction to Qualitative and Quantitative Approaches. Thousand Oaks USA: SAGE Publications INC.
Davies, M. M., & Mosdell, N. (2007). Practical Research Methods for Media and Cultural Studies: Making People Count. Athens: University of Georgia Press.
Deacon, D., Pickering, M., Golding, P., & Murdock, G. (2007). Researching Communications: A Practical Guide to Methods in Media and Cultural Analysis (2.º ed.). London, UK: Hodder Education.
Rapley, T. J. (2001). The art(fulness) of open-ended interviewing: some considerations on analysing interviews. Qualitative Research, 1(3), 303-323.
Weerakkody, N. (2008). Research Methods for Media & Communications. South Melbourne: OUP Australia & New Zealand.