Conhecimentos de Base Recomendados
Não definido.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará em regime de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de situações e casos concretos. As sessões são desenvolvidas por forma a dar prioridade a metodologias interativas e de gestão de grupo que estimulem o debate, a intervenção bem como a consolidação de conhecimentos e de competências. Acresce que, valorizar-se-á o espírito participativo e a resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
1.1. Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos se apropriem de conceitos e técnicas de investigação, conhecendo os seus pontos fortes e limitações. Ao longo das sessões os Alunos irão adquirindo competências técnicas e teóricas, de modo que, gradualmente adquiram autonomia a nível concetual.
1.2. Por conseguinte os objetivos consistem em:
- Contextualizar o processo de investigação em Ciências Sociais;
- Apresentar as etapas do processo de investigação;
- Destacar a importância do problema de investigação e seleção do tema, bem como da construção do modelo de análise;
- Sensibilizar os alunos para a atividade de investigação, sublinhando a relevância de uma boa revisão de literatura, da escolha dos métodos e técnicas mais adequados para a recolha de dados e seu tratamento;
- Relevar a metodologia de estudo de casos em Gestão.
1.3. As competências a adquiri revestem-se da capacidade de:
- Identificar um tema e problema de investigação,
- Construir um modelo de análise,
- Construir um plano de Dissertação, Projeto ou Estágio.
Programa
Este curso encontra-se organizado em oito grandes áreas:
1- Introdução à investigação em Gestão
2- Definição do problema
3- Revisão da literatura e definição de hipóteses
4- O desenho da investigação e modelo de análise
5- Métodos e técnicas de investigação em Gestão
6- Recolha de dados e seus métodos: entrevistas e questionários
7- Análise e interpretação dos dados
8- Redação do texto final
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barañano, A. M. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Sílabo, Lisboa.
Bardin, Laurence (2004). Análise de Conteúdo, Edições 70, Lisboa.
Campenhoudt, L.; Marquet, J.; Quivy, R. (2017). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Editora Gradiva. Quinta Edição.
Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.
Gil (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas, Sexta Edição.
Hill, Manuela M. & Hill, A. (2000). Investigação por Questionário, Edições Sílabo, Lisboa.
Marconi, M.; Lakatos, E. (2004). Metodologia Científica. Editora Atlas (4.ª ed.). São Paulo.
Oliveira, T. (2005). Teses e Dissertações (recomendações para a elaboração e estruturação de trabalhos científicos); 2ª Edição, pp. 86-96; Editora RH, Lda.
Quivy, R.; Campenhoudt, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Editora Gradiva. Terceira Edição – Outubro de 2003.
Sekaran, U. & Bougie, R. (2013). Research Methods for Business, John Wiley & Sons.
Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 5.ed. Sao Paulo: Bookman.