Conhecimentos de Base Recomendados
Sendo a autonomia com que o aluno desenvolve o trabalho de investigação, talvez a sua caraterística mais relevante, a capacidade de estruturação metodológica insere cariz essencial, na medida em que, poderá ser, em termos futuros, a fase de maior proximidade entre Mestrando e Orientador.
Neste sentido, os conteúdos programáticos estão estruturados com complexidade conceptual progressiva para que os estudantes possam ir consolidando aprendizagens, competências e autonomia, em coerência com os objetivos da Unidade Curricular.
Assim, o ponto 1 visa introduzir a investigação em Ciências Sociais, definir conceitos e apresentar os tipos de investigação bem como o método científico e o seu processo. O ponto 2 incide sobre a formulação do problema de investigação, âmbito e relevância. O ponto 3 detalha as principais regras na revisão sistemática da literatura de forma a permitir formular as questões de investigação e/ou hipóteses de trabalho. O ponto 4 está focado na construção do modelo de análise do problema, conceptualização e operacionalização. O ponto 5 tratará dos diferentes métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais, com destaque para os estudos de caso e investigação ação. O ponto 6 foca-se na recolha de dados, definição do universo e amostra, construção do questionário e do guião de entrevista, regras e validação. Por fim, os pontos 7 e 8 estão dedicados à análise e interpretação dos dados e redação do texto escrito final.
Métodos de Ensino
As aulas serão desenvolvidas em linha com as orientações do ISCAC-Coimbra Business School. Não obstante, considerando o contexto atual, a Unidade Curricular será ministrada à Distância devido à problemática da COVID-19, sendo que, todas as sessões são desenvolvidas online e priorizadas metodologias interativas e de gestão de grupo que estimulem o debate, a intervenção bem como a consolidação de conhecimentos e de competências. Acresce que, valorizar-se-á o espírito participativo e a resolução de problemas.
Neste seguimento, a disciplina funcionará em regime de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de situações e casos concretos.
Resultados de Aprendizagem
1.1. A presente Unidade Curricular foi estruturada visando alertar os Mestrandos para as melhores práticas na organização e estruturação de um projeto de investigação, permitindo-lhes interiorizar e conhecer a relevância dos elementos constituintes de uma Dissertação. Para o efeito, pretende-se que os mesmos se apropriem de conceitos e técnicas de investigação, conhecendo os seus pontos fortes e limitações. Ao longo das sessões os Alunos irão adquirindo competências técnicas e teóricas, de modo a que, gradualmente adquiram autonomia a nível conceptual. Neste sentido, é fundamental que reúnam um conjunto de saberes visando gerir de forma eficiente e eficaz a informação, os modelos conceptuais, bem como todo o processo de construção de um projeto de investigação, com autonomia, visão estratégica, pró-atividade, organização e auto-orientação. No essencial, pretende-se, entre outros, que os alunos i) conheçam um conjunto variado de metodologias de investigação dotando-os de uma visão analítica e critica das suas potencialidades e limitações, ii) dominem a terminologia apropriada, iii) estejam em condições de construir e validar alguns instrumentos de recolha de dados, nomeadamente com recurso a questionários e guiões de entrevista, iv) saibam utilizar métodos qualitativos e quantitativos na análise dos dados, v) consigam de forma coerente formular uma proposta de investigação, identificando e delimitando um problema, extraindo questões de trabalho, desenhando uma estratégia de investigação coerente e selecionado métodos de recolha de dados apropriados.
1.2. Por conseguinte e, em síntese, os objetivos consistem em:
- Contextualizar o processo de investigação em Ciências Sociais;
- Apresentar as etapas do processo de investigação;
- Destacar a importância do problema de investigação e seleção do tema, bem como da construção do modelo de análise;
- Sensibilizar os alunos para a atividade de investigação, sublinhando a relevância de uma boa revisão de literatura, da escolha dos métodos e técnicas mais adequados para a recolha de dados e seu tratamento;
- Relevar a metodologia de estudo de casos em Gestão.
1.3. As competências a adquirir revestem-se da capacidade de:
- Identificação de um tema e problema de investigação
- Construir um modelo de análise
- Construir um plano de Dissertação, Projeto ou Estágio
Programa
Este curso encontra-se organizado em oito grandes áreas:
1- Introdução à investigação em Gestão
2- Definição do problema
3- Revisão da literatura e definição de hipóteses
4- O desenho da investigação e modelo de análise
5- Métodos e técnicas de investigação em Gestão
6- Recolha de dados e seus métodos: entrevistas e questionários
7- Análise e interpretação dos dados
8- Redação do texto final
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barañano, A. M. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Sílabo, Lisboa.
Bardin, Laurence (2004). Análise de Conteúdo, Edições 70, Lisboa.
Campenhoudt, L.; Marquet, J.; Quivy, R. (2017). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Editora Gradiva. Quinta Edição.
Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.
Gil (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas, Sexta Edição.
Hill, Manuela M. & Hill, A. (2000). Investigação por Questionário, Edições Sílabo, Lisboa.
Marconi, M.; Lakatos, E. (2004). Metodologia Científica. Editora Atlas (4.ª ed.). São Paulo.
Oliveira, T. (2005). Teses e Dissertações (recomendações para a elaboração e estruturação de trabalhos científicos); 2ª Edição, pp. 86-96; Editora RH, Lda.
Quivy, R.; Campenhoudt, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Editora Gradiva. Terceira Edição – Outubro de 2003.
Sekaran, U. & Bougie, R. (2013). Research Methods for Business, John Wiley & Sons.
Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.
Yin, R. K. (2000). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. Sao Paulo: Bookman.