Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas assumem carácter dinâmico, integrando:
1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em exercícios práticos;
2) elaboração de projecto de iniciação à investigação.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos da investigação científica e os diversos tipos de metodologias de investigação.
2. Identificar problemas, construir e fundamentar um projecto de investigação.
3. Analisar criticamente as diversas técnicas de recolha e tratamento de dados.
4. Aplicar as normas de desenvolvimento e apresentação de trabalhos de investigação científica.
5. Desenvolver um trabalho de investigação eticamente responsável.
6. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores.
Programa
1. Metodologias de investigação em turismo:
1.1 Abordagem metodologógica qualitativa, quantitativa ou multimétodo;
1.2 Tipos de estudos;
1.3 Modelo do Plano ou design de investigação adequado ao paradigma de investigação.
2. Revisão da literatura:
2.1 Propósito e funções;
2.2 Fases da pesquisa;
2.3 Revisão de fontes secundárias;
2.4 Análise bibliométrica, Revisão narrativa, Revisão sistemática e Meta-análise.
3. População e amostra:
3.1 Técnicas de amostragem probabilística;
3.2 Técncias de amostragem não-probabilística.
4. Classificação de variáveis:
4.1 Variável independente, dependente e mediadoras.
5. Técnicas de recolha e de tratamento de dados:
5.1 Entrevistas, análise de discurso, análise documental, estudos de caso, observação, focus-group, técnica délphy, mapas cognitivos, diários de bordo, histórias de vida;
5.2 Medidas e escalas (questionários);
6. Redação de um artigo cientifico (Normas APA)
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho individual - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho de grupo, que contempla a entrega de um trabalho escrito e uma apresentação oral - 60.0%
- - Prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Creswell, J. (2014). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Pearson Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De Facto Editores
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in Education. London: Routledge
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. London: Sage Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo
Mira, M. R., & Ramos, A. (2013). Modelos explicativos e paradigmas, investigação e intervenção em turismo. Exedra Journal, 8, 36-55. Mozzato, A., Grzybovski, D., & Teixeira, A. (2016). Análises qualitativas nos estudos organizacionais: As vantagens no uso do software NVivo®. Revista Alcance, Eletrónica, 23(4), 578-587. doi: alcance.v23n4.p578- 587.
Veal, A. J. (2018). Research methods for leisure and tourism: A practical guide (5th Edit). Harlow, United Kingdom: Pearson Education Limited.