Metodologias e Técnicas de Investigação

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem conhecimentos base recomendados.

Métodos de Ensino

Aulas presenciais expositivas e com suporte informático. O período letivo está estruturado em duas componentes: aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos; e aulas práticas de desenvolvimento de competências. As aulas serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências.

Resultados de Aprendizagem

Planear e executar um trabalho de investigação científica, nomeadamente fornecendo ferramentas e bases necessárias para a execução com sucesso dos trabalhos de pesquisa e investigação, produção de relatórios e elaboração de projectos. Pretende-se também alertar para a questão da protecção de dados, com análise do RGPD e legislação relacionada, assim como para questões de ética e plágio.

O aluno deverá ser capaz de:
• Conhecer e saber articular sobre o RGPD
• Ser sensível a questões de ética e plágio
• Conhecer técnicas de desenvolvimento de um trabalho de investigação científico
• Pesquisar artigos científicos e técnicos do âmbito do curso
• Analisar e discutir artigos científicos e técnicos do âmbito do curso
• Planear e desenvolver a divulgação de trabalho científico.

Programa

1. Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD)

2. Ética e plágio.

3. Ferramentas informáticas para o trabalho científico.

4. Dados primários e dados secundários. Técnicas de recolha e repositórios de dados.

5. Metodologias e técnicas de investigação:

      5.1. Pesquisas, diários reflexivos/relatórios pessoais.

      5.2. Processo de escolha de tema e de pesquisa do estado da arte.

      5.3. Metodologia de pesquisa bibliográfica.

      5.4. Revisão crítica da literatura

      5.5. Regras essenciais para a redacção e/ou apresentação de trabalhos científicos.

 6. Seminários/ aulas abertas com a colaboração de docentes, ex-alunos de mestrado e outros convidados, procurando trazer desenvolvimentos do trabalho de investigação e aspectos da aplicação prática dos assuntos leccionados no curso.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2019). Research Methods For Business Students, New York: Pearson Education

– Justus, R. (2009). A Guide to Writing the Dissertation Literature Review, Practical Assessment, Research, and Evaluation: Vol. 14, article 13. Disponível em https://scholarworks.umass.edu/pare/vol14/iss1/13

– Reis, F. (2022). Investigação científica e trabalhos académicos: Guia prático, 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo

– ISCAC. (2016). Guia para elaboração e apresentação do trabalho final de mestrado, Coimbra: ISCAC

– Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho (RGPD)

– Lei nº 58/2019, Diário da República n.º 151/2019, Série I de 2019-08-08

– Recomendações relacionadas com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da Secretaria Geral da Educação e Ciência. Disponíveis em https://www.sec-geral.mec.pt/pt-pt/documentos/248

– Elementos de apoio elaborados e disponibilizados aos alunos pela docente.