Métodos Computacionais em Engenharia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de programação em Matlab.

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas apresentam-se os métodos matemáticos, procedendo-se à análise e discussão dos seus resultados, obtidos computacionalmente. Utiliza-se ainda uma plataforma de “e-learning” como complemento e prolongamento destas aulas presenciais, destacando-se o uso de fóruns temáticos com problemas de aplicação.
As aulas práticas iniciam-se com uma breve revisão da programação em Matlab, incluindo gráficos 2D e 3D e interfaces gráficas (GUI), com vários exemplos de aplicação. As aulas seguintes são dedicadas à resolução de exercícios de programação em Matlab, incidindo sobre métodos numéricos e problemas específicos de engenharia mecânica.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta unidade curricular são fortalecer, aumentar e aplicar os conhecimentos de base em matemática e programação, indispensáveis à compreensão e tratamento científico de matérias lecionadas e usadas noutras disciplinas da Eng. Mecânica, alicerçados num tratamento analítico, algorítmico e computacional, contribuindo, assim, para a obtenção das seguintes competências específicas:
– Saber aplicar métodos matemáticos computacionais na análise e resolução de problemas de engenharia;
– Saber utilizar métodos de modelação numérica no cálculo estrutural de qualquer componente mecânico,
fazendo uso de programas próprios ou comerciais.

Programa

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
1. Transformada de Laplace.
2. Interpolação polinomial.
3. Diferenciação e integração numérica.
4. Equações diferenciais ordinárias e sistemas de equações diferenciais. Problema de valores iniciais (PVI).
5. Equações com derivadas parciais (EDPs).
AULAS PRÁTICAS
1. Programação em Matlab.
2. Computação numérica usando o Matlab.
3. Aplicações a Engenharia Mecânica: Trabalho final de programação em Matlab com aplicações específicas para os alunos das especialidades de “Construção e Manutenção de Equipamentos Mecânicos” e de “Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos”.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO