Conhecimentos de Base Recomendados
- Análise Matemática II
- Álgebra
Métodos de Ensino
O método de ensino é inicialmente expositivo e posteriormente, na fase de resolução de exercícios, colaborativo.
Resultados de Aprendizagem
- Reconhecer as potencialidades dos métodos de apoio à decisão no contexto do Controlo, da Investigação Operacional, da Gestão de Ativos Físicos, dando-se especial relevo à formulação de problemas de decisão no âmbito deste curso de mestrado e a instrumentos particularmente úteis para optimizar soluções.
- Pensar matematicamente
- Raciocinar matematicamente
- Identificar e resolver problemas
- Modelar matematicamente
- Representar entidades matemáticas
- Manipular símbolos matemáticos e usar linguagem formal
- Comunicar matematicamente
- Utilizar recursos e ferramentas matemáticas
Programa
- Introdução
- Programação Linear. Método Simplex e variantes
- Problemas de Transportes
- Problemas de Afetação
- Problemas em Redes
- Otimização Não-linear e Métodos heurísticos
- Noções Fundamentais de Gestão de projetos
- Aspetos Organizacionais
- Metodologias
- Representação Gráfica
- Planeamento e controlo de recursos
Ao longo de todo o semestre, sempre que possível, utilizar-se-à software de apoio à compreensão e resolução dos problemas em estudo. Entre outros, dar-se-á destaque ao MatLab e R.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Martins, E.Q.V., Pascoal, M.M.B., Rasteiro, D.M.L.D., Santos, J.L.E.. (Junho 1999). The Optimal Path
Problem, Investigação Operacional, Vol 19, no 1, pp. 43-60. (disponível na página da unidade curricular –
Moodle)
– Dias Rasteiro, D.M.L. , 9 – Shortest path problem and computer algorithms. (2020). Editor(s): Jesús Martín-Vaquero, Michael Carr, Araceli Queiruga-Dios, Daniela Richtáriková, In Mathematics in Science
and Engineering, Calculus for Engineering Students, Academic Press. Pages 179-195, ISSN 00765392,
ISBN 9780128172100, https://doi.org/10.1016/B978-0-12-817210-0.00016-3. (disponível na página da
unidade curricular – Moodle)
– Apontamentos elaborados pela docente responsável pela unidade curricular e disponibilizados no moodle do ISEC. (disponível na página da unidade curricular – Moodle)
– Hillier, F. , Lieberman, G. . (2004). “Introduction to Operations Research”, McGraw Hill. Localização na
Biblioteca: 3-9-56 (ISEC) – 09160
– Dias Rasteiro, D.M.L., Chibeles-Martins, N., 10 – Random variables as arc parameters when solving shortest path problems. (2020). Editor(s): Jesús Martín-Vaquero, Michael Carr, Araceli Queiruga-Dios, Daniela Richtáriková, In Mathematics in Science and Engineering, Calculus for Engineering Students, Academic Press. Pages 197-219, ISSN 00765392, ISBN 9780128172100, https://doi.org/10.1016/B978-0-12-817210-0.00017-5.
Bibliografia Complementar:
– Valadares Tavares, L.. (1996). “Operational Research”. McGraw Hill
– Henggeler Antunes, C., Valadares Tavares, L.. (2000). Cases of Application of Operations Research. McGraw-Hill;
– Romão, M. C. , Pinto, L. S. , Simões, O. , Valente, J. e Vaz Pato, M. . (2011). Investigação Operacional –
Exercícios e Aplicações, Verlag Dashofer.