Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo eInterrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais eTextos Escritos.
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos desta unidade curricular são:
1. Adquirir competências para a aplicação conjunta de diversas técnicas, de modo a obter resultados, quepermitam o suporte da tomada de decisão.
2. Dar formação conveniente para futuros estudos/trabalhos especializados na área da Investigação Operacional.
3. Desenvolver a capacidade para a abstração, intuição, espírito crítico e capacidade de raciocínio interdisciplinar eintegrado.
Programa
0. Introdução
A tomada de decisões
Formulação de problemas e construção de modelos
1. Programação Linear
Programação Linear e conceitos básicos
Formulação de problemas em Programação Linear
Resolução de problemas pelo método gráfico
Resolução algébrica de problemas – método Simplex
2. Introdução à Teoria das Filas de Espera
Introdução
Estrutura e conceitos de sistemas de filas de espera
Modelação de sistemas de filas de espera
Caracterização das distribuições de chegada e do atendimento: distribuição exponencial negativa e distribuição de
Poisson
Processos de nascimento e morte
Relações fundamentais
Classificação das filas de espera
Modelos baseados no processo de nascimento e morte:
3. Gestão de Projetos
Introdução
Construção da rede do projeto
Métodos de planeamento
4. Análise e otimização em redes
Definição de rede, nó e ramo
Orientação e conexidade
Percursos: extensão mínima e percurso mínimo Problemas de fluxo máximo
Métodos de Avaliação
- - Avaliação final - 100.0%
- - 1) Avaliação periódica - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bronson, R.; Naadimuthu, G.; “Investigação Operacional”; 2a Ed.; McGraw-Hill, 2001
Costa, Ruy Araújo; “Elementos de Investigação Operacional”; Universidade Aberta, 2002
Costa, Ruy Araújo; “Investigação Operacional”; Universidade Aberta, 2002
Ferreira, Manuel Alberto; Amaral, Isabel; “Programação Matemática”; 2a Ed.; Edições Sílabo, 1995
Guerreiro, J.; Magalhães, A.; Ramalhete, M.; “Programação Linear”, Vol. 1; McGraw-Hill; 1985
Hill, Manuela Magalhães, Santos, Mariana Marques; “Investigação Operacional – Vol.1 – Programação Linear”; Edições Sílabo, 2009
Hill, Manuela Magalhães; Santos, Mariana Marques; “Investigação Operacional – Vol.2 – Exercícios de Programação Linear”; Edições Sílabo, 2009
Hillier, F. S.; Lieberman, J. J.; “Introduction to Operations Research”, 7a Ed.; McGraw-Hill; 2001
Taha, Hamdy A.; “Operations Research, An Introduction”; 5a Ed.; Prentice Hall International Editions; 1995
Tavares, L. Valadares et al.; “Investigação Operacional”, Mc Graw Hill; 1996