Métodos de Apoio à Decisão

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e discussão/resolução de exemplos e casos de estudo.

Resultados de Aprendizagem

Construir modelos matemáticos lineares, inteiros e binários que permitem a obtenção da solução óptima para um problema. Resolver problemas de programação linear manualmente, utilizando o método do simplex, e utilizando ferramentas de cálculo (como o Solver do MS Excel). Analisar a sensibilidade da solução de problemas de programação linear, de forma a lidar com a incerteza no modelo. Formular problemas de programação binária e inteira e resolver esses problemas utilizando ferramentas computacionais. Formular e resolver problemas de transporte, caminho mínimo e fluxo máximo. Aplicar critérios de decisão e árvore de decisão para seleccionar opções em cenários de incerteza. Identificar as diferentes tipologias de stocks e aplicar as ferramentas quantitativas adequadas à sua gestão.
Atingidos estes objectivos, o aluno tem reforçadas competências nas áreas de:
. simulação e controlo de processos na indústria alimentar (construir modelos matemáticos estacionários de sistemas reais, de acordo com as suas características que permitam testar e simular soluções alternativas de um problema)
. elaboração e avaliação de projecto industrial (utilizar modelos matemáticos de um sistema na resolução de problemas de extremos e de aplicar ferramentas de decisão a cenários de incerteza)
. capacidade de comunicação (comunicar, de forma sistemática, formas de aplicar os resultados obtidos a sistemas reais).

Programa

Formulação e resolução de problemas de programação linear, inteira e binária. Análise de sensibilidade da solução de problemas de programação linear. Problemas de afectação. Problemas de redes: transportes, fluxo máximo e caminho mínimo. Teoria de decisão: critérios e árvore de decisão. Gestão de stocks: modelos determinísticos, estocásticos e multinível.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Contínua
  • - Teste escrito - 30.0%
  • - Trabalho individual - 35.0%
  • - Trabalho de grupo (caso de estudo) - 35.0%
Exame
  • - Prova escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Hillier F.S., Lieberman G.J., 2015. Introduction to Operations Research, 10th ed., McGraw Hill Education.

Plà-Aragonés, L.M. (ed.), 2015. Handbook of Operations Research in Agriculture and the Agri-Food Industry, International Series in Operations Research and Management Science, vol. 224, Springer.

Carter, M.W., Price, C.C., Rabadi, G. (2019). Operations Research: A Pratical Introduction, 2nd ed. CRC Press.