Conhecimentos de Base Recomendados
Análise preliminar de dados e representação gráfica.
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e conferência das competências previstas ao aluno, o processo de aprendizagem baseia-se no estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções e ferramentas estatísticas/informáticas que levam o estudante a analisar cada caso e a retirar conclusões; na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
1) Identificar dados qualitativos/quantitativos.
2) Selecionar técnicas de análise estatística apropriadas para descrição dos dados.
3) Organizar numérica e graficamente os resultados da utilização de diferentes metodologias estatísticas.
4) Interpretar corretamente resultados numéricos e gráficos.
5) Utilizar programas de análise de dados (Microsoft Excel / SPSS – Statistical Package for Social Sciences).
Programa
Módulo 1 (50%):
1. Estatística descritiva.
2. Teoria elementar de probabilidade. Variáveis aleatórias unidimensionais discretas e contínuas. Distribuições teóricas mais comuns: discretas e contínuas.
3. Intervalo de confiança e testes de hipóteses para um parâmetro populacional.
Módulo 2 (50%):
4. Análise de variância. Testes não-paramétricos.
5. Regressão linear simples.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J., & Pimenta, F. (2015). Introdução à Estatística. Escolar Editora.
Levine, D., Stephan, D. & Szabat, K. (2016). Estatística: Teoria e Aplicações usando o Microsoft Excel em Português. LTC Editora.
Pestana, M. H. & Gageiro, J. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS. Edições Sílabo.
Hall, A., Neves, C. & Pereira, A. (2011). Grande Maratona de Estatística no SPSS. Escolar Editora.
Maroco, J. & Bispo, R. (2005). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Climepsi Editores.