Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de biologia celular do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Componente teórica: exposição dos conteúdos integrantes do programa, com recurso a meios audiovisuais, com estímulo à interatividade, promovendo a reflexão e discussão.
Componente prática e teórico-prática: realização de atividades laboratoriais para promoção das capacidades práticas e de autonomia. Aplicação de conhecimentos a situações reais. Estudos de caso e pequenas fichas de interpretação de dados e situações laboratoriais. Estímulo à comunicação científica com organização de curto seminário.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos a adquirir pelo estudante:
- Compreender a complexidade do mundo microbiano.
- Reconhecer as características morfofisiológicas dos microrganismos e suas implicações em termos ambientais e de eventual patogenicidade.
- Identificar condições facilitadoras e limitadoras do crescimento dos principais microrganismos e suas implicações em termos ambientais e ao nível epidemiológico.
- Compreender os mecanismos de controle do crescimento dos microrganismos.
Aptidões a adquirir pelo estudante:
- Desenvolver atividades de colheita de amostras de diversos contextos ambientais, armazenar e transportar, com vista à análise microbiológica.
Competências a adquirir pelo estudante :
- Selecionar metodologias de colheita e análise adequadas ao estudo ambiental.
- Aplicar técnicas de manipulação associadas a um laboratório de microbiologia nomeadamente amostragem e cultura.
- Desenvolver métodos de análise microbiológica e formas de controle microbiano com aplicação no contexto da Saúde Ambiental.
- Mobilizar os conhecimentos no sentido da prevenção e resolução de problemas ambientais
- Analisar criticamente informação.
- Desenvolver a autonomia e a comunicação científica.
Programa
História da Microbiologia (1h).
Taxonomia microbiana (1h).
Características morfológicas e ultraestruturais dos microrganismos. A célula microbiana: procariotas e eucariotas. Estudo das bactérias, microalgas, fungos, vírus, parasitas (3h).
Virologia: características gerais; bacteriófagos; ciclo lítico e ciclo lisogénico; priões (2h).
Micologia: características e classificação dos fungos; reprodução; algumas aplicações (2h).
Bacteriologia: morfologia e fisiologia microbianas; reprodução; genética bacteriana; bactérias de importância ambiental e clínica (3h).
Parasitologia: características gerais, ciclos de vida e transmissão (2h).
Interação com outros organismos. Coevolução. Microbiota (3h).
Resposta dos organismos hospedeiros: visão geral da resposta imunitária. Microbiologia e Saúde Pública: epidemiologia (3h).
Metabolismo microbiano (nutrição e crescimento dos microrganismos). Curva de crescimento (6h).
Métodos físicos e químicos de controle dos microrganismos. Antibióticos. Esterilização, assepsia e desinfeção (4h).
Programa TP e P (15h+15h):
Segurança num laboratório de microbiologia.
Identificação de microrganismos.
Preparação e manutenção de culturas.
Microscopia: contagem de células, estudo morfológico, preparação em fresco e técnicas de coloração.
Avaliação de fatores que condicionam o crescimento microbiano. Metabolismo e aplicação da análise microbiológica.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
Mandigan M. et al. (2012) Biology of Microorganisms (14th Edition) Pearson Education (US).
Ferreira W.C., Sousa J. (2010). Microbiologia. Lídel – Edições Técnicas. Lisboa. Portugal
Tortora G., Funke B., Case C. (2006).Microbiologia, 8ª Ed., Artmed Editora. Porto Alegre. Brasil.
Pelczar M. et al. (1996). Microbiologia – Conceitos e aplicações. São Paulo. Brasil, Inc.
Levinson W., Jawetz E.. (1998). Microbiologia Médica e Imunologia, 4ª. Ed. Artes Médicas. Porto Alegre. Brasil.
Hurst J. et al. (2002). Manual of Environmental Microbiology, 2nd Ed., American Society for Microbiology, Washington DC.
Bibliografia secundária:
Willey J., Sherwood L., Woolverton C. (2017). Prescott’s Microbiology. 10ª ed. McGraw-Hill, USA.
Sousa J. et al.(2012). Microbiologia protocolos laboratoriais. Ed. Univ. Fernando Pessoa. Porto, Portugal.
Artigos científicos.