Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos da Biologia do ensino secundário e Microbiologia I.
Métodos de Ensino
Componente teórica: exposição dos conteúdos integrantes do programa, com recurso a meios audiovisuais, com estímulo à interatividade, promovendo a reflexão e discussão.
Componente prática e teórico-prática: realização de atividades laboratoriais para promoção das capacidades práticas e de autonomia. Análise crítica de artigos científicos e estudos de caso. Planeamento de atividades adequadas a estudo ambiental. Estímulo à comunicação científica.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos:
- Conhecer os diferentes microrganismos existentes no ar, superfícies, solo, alimentos e água.
- Compreender os fatores que influenciam a sobrevivência e crescimento dos microrganismos nos vários ambientes.
- Compreender as interações dos microrganismos entre si e com os restantes elementos do ecossistema.
- Conhecer princípios e métodos de aplicação dos microrganismos ao tratamento ambiental.
Aptidões:
- Realizar atividades de colheita, análise e interpretação de resultados relativamente aos microrganismos dos vários ambientes.
Competências:
- Integrar os conhecimentos com a possibilidade de aplicação em prevenção e resolução de problemas ambientais.
- Analisar e tomar medidas em contexto ambiental, de forma pertinente e integrada relativamente às comunidades microbiológicas, percebendo o potencial desta área.
- Analisar criticamente dados/informação.
- Desenvolver a autonomia e a comunicação científica.
Programa
1. Áreas de atuação da microbiologia em contexto ambiental.
2. Microbiologia do Ar: (4h)
Características da atmosfera com implicações na sobrevivência microbiana; aerossol e bioaerossol; características e qualidade do ar em vários ambientes. Microrganismos do ar interior; doenças transmitidas pelo ar; avaliação dos microrganismos existentes no ar e controle da população.
3. Microbiologia de superfícies/objetos; (2h)
4. Microbiologia do solo: (7h)
Importância dos procariotas nos ciclos biogeoquímicos (carbono, azoto, enxofre, ferro e fósforo); constituição do solo, populações do solo e sua distribuição. Determinantes da existência de microrganismos no solo e zonas passíveis de contaminação; funções dos microrganismos do solo; associações simbióticas; biorremediação e biorecuperação. Degradação de agrotóxicos; doenças transmitidas pelo contato com o solo;
5. Microbiologia dos Alimentos: (5h)
Microrganismos como agentes de deterioração alimentar. Resistência do alimento à colonização: fatores intrínsecos e extrínsecos; processos de preservação e microrganismos na produção alimentar; microrganismos como agentes patogénicos: infeções e intoxicações alimentares. Segurança alimentar – níveis de qualidade microbiológica;
6. Microbiologia das Águas: (6h)
Fatores físicos e químicos que influenciam a colonização de uma massa de água e tipo de microrganismos presentes; microrganismos dos vários ambientes aquáticos: ambiente marinho, de água doce e de água salobra; biofilmes e tapetes microbianos; doenças transmitidas pela água. Legislação e indicadores de qualidade; microbiologia dos processos de Tratamento das Águas Residuais. Depuração biológica artificial. Vigilância da eficácia do tratamento das águas residuais.
7. Microbiologia dos resíduos sólidos urbanos (RSU): (4h)
Composição dos RSU. Gestão dos RSU. Decomposição biológica dos RSU. Compostagem: aspetos microbiológicos. Digestão anaeróbia e Hidrólise Enzimática. Biodegradação de poluentes orgânicos e biorremediação. Metais no ambiente: fontes, efeitos tóxicos e resistência microbiana aos metais. Transformações microbianas aos metais e remediação.
8. Microbiologia industrial e aplicada: (2h)
Aplicações industriais dos microrganismos; biorreatores; microrganismos e alternativas energéticas.
Programa Teórico-Prático e Prático: (15h+15h)
Observação comparada de microrganismos associados aos vários ambientes. Estudo de condições ambientais condicionantes do crescimento microbiano. Deteção e contagem de microrganismos provenientes de ambientes diversos. Microrganismos como indicadores de poluição. Análise da diversidade microbiana e metabolismo, nomeadamente dos microrganismos do solo e associações simbióticas. Contextos de contaminação alimentar e análise microbiológica de alimentos. Análise de águas.
Atividades de pesquisa bibliográfica e análise crítica de artigos científicos e estudos de caso.
Planeamento de atividades/projetos para estudo ambiental em contexto microbiológico.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
Hurst C., Crawford R., Knudsen G., McInerney M., Stetzenbach L.. (2007). Manual of Environmental Microbiology, 3rd Ed., American Society for Microbiology, Washington DC.
Mandigan M., Martinko J. Bender K., Buckley D. Stahl D..(2012). Brock Biology of Microorganisms (14th Edition). Pearson Education (US).
Ferreira, W.E.C., Sousa, J.C.F. & Lima, N. (Coor,ds.) (2010). Microbiologia. Lidel Edições Técnicas, Lda., Lisboa.
Tortora G., Funke B., Case C..(2006). Microbiologia, 8ª Ed., Artmed Editora. Porto Alegre. Brasil.
Bibliografia secundária:
Moreira, F.M.S. & Siqueira, J.O. (2006). Microbiologia e Bioquímica do Solo. 2ª edição. Editora UFLA, Lavras.
Pepper I, Gerba C., Gentry T.. (2015). Environmental Microbiology (3rd edition) Academic Press (elsevier) USA.