Microeconomia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de métodos quantitativos.

Métodos de Ensino

As aulas serão presenciais, com os conhecimentos teóricos a serem explanados e combinados com a sua aplicação à resolução de exercícios práticos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno, com a frequência e aprovação nesta disciplina, adquira o seguinte conjunto de competências em matéria de análise económica:
– Identifique e compreenda os princípios básicos da Economia
– Domine os conceitos económicos fundamentais sabendo utilizar o raciocínio económico
– Compreenda os mecanismos de funcionamento de mercado numa situação de concorrência perfeita
– Identifique as causas e os efeitos no equilíbrio de mercado decorrentes de alterações nas condições da procura ou da oferta.
– Conheça e compreenda as determinantes do tipo de concorrência, perfeita ou imperfeita, nos mercados
– Compreenda o comportamento dos consumidores.

Programa

0. Introdução
0.1 Apresentação do curso
0.2 As grandes questões económicas
Capítulo I – Procura, Oferta e Preços
A curva da Procura
A curva da Oferta
O equilíbrio de Mercado
Capítulo II – A teoria do comportamento do consumidor
2.1. A escolha racional do consumidor
2.2. A procura individual e de mercado
2.3. O excedente do consumidor
Capítulo III – A teoria da empresa
3.1. A Produção
3.2. Os Custos
Capítulo IV – A concorrência perfeita
4.1. O princípio da maximização do lucro 
4.2. A escolha do nível de produção 
Capítulo V – A concorrência imperfeita 
5.1. As origens do poder de mercado
5.2. O monopólio 
5.3. Outras formas de concorrência imperfeita

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Frank, R. H. (2013) “Microeconomia e Comportamento”, McGraw-Hill, 8ª ed.,
Frank, R. H. (2021) “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill, 10th edition
Samuelson, P. e Nordhaus, W. (2019), “Economics”, McGraw Hill, 20th edition
Slides de apoio às aulas
Folhas de Exercícios a realizar nas aulas