Métodos de Ensino
1) Avaliação Mista (AM) = 50% Avaliação Contínua (AC) +50% Exame Final (AF)
(Nota mínima no exame final AF: 7,5 valores)
AC – Os alunos serão avaliados ao longo do semestre lectivo através da realização de testes intercalares e
através da participação nas aulas.
2) Avaliação Final (AF) = 100%Exame Final
No final do semestre o aluno poderá sempre optar pelo método de AF.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de um conjunto de competências ao nível da economia em contexto de economias de
mercado, especialmente no campo dos comportamentos individuais e relativamente aos mecanismos de
funcionamento dos mercados. Pretendese
que o aluno, com a frequência e aprovação nesta disciplina,
adquira o seguinte conjunto de competências em matéria de análise económica:
Identifique
e compreenda os princípios básicos da Economia
Domine
os conceitos económicos fundamentais sabendo utilizar o raciocínio económico
Compreenda
os mecanismos de funcionamento de mercado numa situação de concorrência perfeita
Identifique
as causas e os efeitos no equilíbrio de mercado decorrentes de alterações nas condições da
procura ou da oferta.
Conheça
e compreenda as determinantes do tipo de concorrência, perfeita ou imperfeita, nos mercados
Compreenda
o comportamento dos consumidores.
Programa
Introdução
0.1 Apresentação
do curso
0.2 – As grandes questões económicas
Capítulo I – Procura, Oferta e Preços
1.1. A curva da Procura
1.2. A curva da Oferta
1.3. O equilíbrio de Mercado
Capítulo II – A teoria do comportamento do consumidor
2.1. A escolha racional do consumidor
2.2. A procura individual e de mercado
2.3. O excedente do consumidor
Capítulo III – A teoria da empresa
3.1. A Produção
3.2. Os Custos
Capítulo IV – A concorrência perfeita
4.1. O princípio da maximização do lucro
4.2. A escolha do nível de produção
Capítulo V – A concorrência imperfeita
5.1. As origens do poder de mercado
5.2. O monopólio
5.3. Outras formas de concorrência imperfeita
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Frank, R. H. (2006) “Microeconomia e Comportamento”, McGrawHill,
3ª ed.