Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos devem ter os conhecimentos essencias de matemática
Métodos de Ensino
Ao longo do semetrestre, as aulas serão leccionadas com recurso a: power points com a matéria teórica; realização de exercícios práticos com a participação de todos os alunos; leitura e discussão de notícias da actualidade com recurso á leitura de jornais de economia em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina tem como principal objetivo estudar o comportamento dos consumidores e das empresas numa economia, analisando as escolhas que cada agente deve fazer, com vista à maximização da utilidade, tendo em conta a escassez de recursos.
Nesta disciplina pretende-se que o aluno, com frequência e aprovação, adquira as seguintes competências ao nível da análise económica:
– Identificar e compreender os princípios básicos da economia
– Dominar os conceitos econômicos fundamentais, sabendo usar o raciocínio económico
– Compreender os mecanismos de funcionamento do mercado em situação de concorrência perfeita
– Identificar as causas e os efeitos no equilíbrio do mercado decorrentes de alterações nas condições de procura ou oferta.
– Conhecer e compreender os determinantes do tipo de concorrência, perfeita ou imperfeita, nos mercados
– Compreender o comportamento do consumidor.
Programa
Introdução
0.1 Apresentação
do curso
0.2 – As grandes questões económicas
Capítulo I – Procura, Oferta e Preços
1.1. A curva da Procura
1.2. A curva da Oferta
1.3. O equilíbrio de Mercado
Capítulo II – A teoria do comportamento do consumidor
2.1. A escolha racional do consumidor
2.2. A procura individual e de mercado
2.3. O excedente do consumidor
Capítulo III – A teoria da empresa
3.1. A Produção
3.2. Os Custos
Capítulo IV – A concorrência perfeita
4.1. O princípio da maximização do lucro
4.2. A escolha do nível de produção
Capítulo V – A concorrência imperfeita
5.1. As origens do poder de mercado
5.2. O monopólio
5.3. Outras formas de concorrência imperfeita
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental:
Frank, R. H. (2006) “Microeconomia e Comportamento”, McGrawHill,3ª ed.
Bibliografia complementar:
Pinho, M. (2022), Microeconomia – Teoria e Prática Simplificada. Ed Silabo
Lobo, F., Andrade, C, (2021). Princípios de Microeconomia. Ed Sílabo