Modelação e Simulação Biomédica

Conhecimentos de Base Recomendados

São recomendados os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de: Desenho e Técnicas de Modelação 3D; Mecânica dos Meios Contínuos.

Métodos de Ensino

Na componente teórica da unidade curricular é utilizado o método expositivo associado a momentos de pesquisa a realizar pelos estudantes no decorrer das aulas. Esta metodologia de ensino privilegia a discussão e troca de ideias, pesquisa, identificação e resolução dos problemas pelos próprios estudantes no decorrer da aula, assim como a sua apresentação perante a turma.

Na sequência da aquisição dos conhecimentos teóricos são executados exemplos de aplicação nas aulas laboratoriais. Recorre-se a equipamentos laboratoriais e softwares de apoio à aprendizagem, sendo implementada a metodologia “hands-on”, envolvendo exemplos de utilização, com a orientação e acompanhamento dos docentes. Após a aquisição dos conhecimentos de base, será atribuído um trabalho de grupo, aglutinador, e que pretende aprofundar e cimentar as competências. Os alunos são estimulados a realizar pesquisas bibliográficas que lhes permita conhecer e adquirir o necessário conhecimento científico no âmbito do trabalho a desenvolver e a consubstanciarem esse conhecimento. A componente teórica da unidade curricular deve assim ser versada no trabalho a realizar.

Resultados de Aprendizagem

O conhecimento de ferramentas de modelação e simulação é fundamental no contexto da formação em engenharia biomédica. Esta unidade curricular garante aos estudantes o contacto com algumas ferramentas que permitem a abordagem ao desenvolvimento de sistemas biomecânicos de suporte e simulação, em particular no domínio da biomecânica. A unidade curricular compreende uma componente teórica e outra laboratorial, que se interligam, permitindo a manipulação de software e equipamento laboratorial.

A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências no domínio da modelação e simulação. Assenta numa forte componente laboratorial, sendo abordada a forma de obter a geometria de elementos da estrutura anatómica humana a partir de uma Tomografia Axial (TAC) ou de uma Ressonância Magnética (RM). Envolve ainda, de modo complementar, o recurso a técnicas de digitalização para gerar e otimizar a geometria de sistemas biomecânicos.

A unidade curricular tem ainda como objetivo a aquisição de conhecimentos e competências de base, numa linha de utilizador, quanto à utilização de ferramentas de simulação computacional, de modo a definir e analisar modelos de previsão do comportamento estrutural de elementos biomecânicos.

Programa

Componente Teórica:

Biomecânica das articulações (cartilagem articular; tendões, ligamentos e músculos): Considerações anatómicas; Sua recuperação; Fixação de fraturas; Artroplastias.

Biomecânica dos tecidos e de estruturas do sistema músculo-esquelético: Conceitos e terminologia; Biomecânica da locomoção; Modelos biomecânicos; Análise qualitativa e quantitativa; Antropometria.

Engenharia Inversa em Biomédica: Da segmentação de imagem médica ao modelo 3D. Da digitalização 3D ao modelo 3D; Ferramentas de engenharia inversa; Softwares para reconstrução de imagens médicas a partir de uma Tomografia Axial (TAC) ou de uma Ressonância Magnética (RM).

Simulação computacional: Bases de dados de materiais e dispositivos biomédicos; Seleção de Materiais para dispositivos biomédicos; Classificação e propriedades fundamentais. 

Introdução às ferramentas computacionais de simulação: Softwares comerciais. Conceitos associados aos elementos finitos; Do modelo geométrico ao modelo de elementos finitos; Definição adequada de um modelo de simulação com elementos finitos; Precauções do utilizador.

Componente Laboratorial:

A Plataforma livre de imagem médica 3D Slicer. Exemplos de utilização a partir de uma Tomografia Axial (TAC) e de uma Ressonância Magnética (RM).

Obtenção de modelos 3D a partir de um Scaner. Exemplos de utilização.

Da segmentação de imagem ao modelo 3D. Utilização do software Solidworks e do software Geomagic. Desenvolvimento e implementação de exemplos demonstrativos.

Apresentação do software Solidworks Simulation. Desenvolvimento e implementação de exemplos demonstrativos da análise de componentes mecânicos.

Execução de um trabalho prático aglutinador dos conceitos apreendidos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Neto, M. A., Amaro, A., Roseiro, L., Cirne, J. & Leal, R. (2015). Engineering Computation of Structures: The Finite Element Method. Springer. ISBN 978-3-319-17709-0.

Teixeira-Dias, F., Sousa, R., Valente, R. & Pinho-da-Cruz, J. (2010). Método dos Elementos Finitos – Técnicas de Simulação Numérica em Engenharia. ETEP – Edições Técnicas e Profissionais.

Hutton, D. V. (2004). Fundamentals of Finite Element Analysis. McGraw-Hill. ISBN 0072922362

Completo, A., & Fonseca, F. (2019). Fundamentos de Biomecânica: Músculo, Esquelética e Ortopédica. MedicaBook. EAN 78-9898927491

Software:

Solidworks Manual, V. 2023. (https://www.solidworks.com)

Geomagic Manual, V. 2022. (https://www.3dsystems.com)

3D Slicer image computing platform, 2024. (https://www.slicer.org)