Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Não disponível.
Resultados de Aprendizagem
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
a) Conhecer as principais fontes de dados geográficos, recolher e organizar dados em bases de dados espaciais;
b) Trabalhar e transformar dados segundo as necessidades do problema em causa;
c) Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de ordenamento do território.
Programa
1) Introdução à modelação espacial de dados: definição do conceito e a sua relevância no ordenamento do território;
2) Recolha e análise de dados:
a) Principais fontes de dados geográficos disponíveis;
b) Procedimentos de estruturação dos dados considerando diferentes âmbitos de análise;
c) Operações de inquirição dos dados: aritméticas e relacionais;
d) Operações de geoprocessamento.
3) Desenvolvimento de um modelo em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica:
a) Formulação e resolução de um problema de cariz espacial;
b) Análise e interpretação dos resultados obtidos.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Anselin, L., Syabri, I., & Kho, Y. (2006). An introduction to spatial data analysis. Geographical analysis, 38(1), 5-22.
Fotheringham, A. S., Brunsdon, C., & Charlton, M. (2000). Quantitative geography: perspectives on spatial data analysis. Sage.
Haining, R. P., & Haining, R. (2003). Spatial data analysis: theory and practice. Cambridge university.
Longley, P. A. (2015). Geospatial Analysis: a Comprehensive Guide to Principles, Techniques and Software Tools, 5th Edition.