Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Considerando os objetivos previamente enunciados, serão usados os seguintes métodos de ensino. O método expositivo será usado no sentido de promover o domínio de conceitos e princípios fundamentais relacionados com a modelação espacial de dados.
A par do método expositivo, também será usado o método interrogativo no sentido de incrementar o espírito de reflexão. Neste contexto, é desejável que as respostas possam ser encontradas pela turma.
Além disso, o método demonstrativo desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para a realização de tarefas. A resolução de problemas de cariz prático será feita no âmbito de, pelo menos, dois trabalhos práticos.
Nas fases sequentes à aplicação do método demonstrativo será aplicado o método ativo através da formulação de problemas práticos que possam ser resolvidos por todos os alunos.
A aprovação nesta unidade curricular exige nota igual ou superior a 7.50 valores em todos os elementos de avaliação e classificação final (CF) de pelo menos 9.5 valores, considerando a escala de 0 a 20 valores
Resultados de Aprendizagem
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
a) Conhecer as principais fontes de dados geográficos, recolher e organizar dados em bases de dados espaciais;
b) Trabalhar e transformar dados segundo as necessidades do problema em causa;
c) Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de ordenamento do território.
Programa
- Introdução à modelação espacial de dados: definição do conceito e a sua relevância no ordenamento do território;
- Recolha e análise de dados:
- Principais fontes de dados geográficos disponíveis;
- Procedimentos de estruturação dos dados considerando diferentes âmbitos de análise;
- Operações de inquirição dos dados: aritméticas e relacionais;
- Operações de geoprocessamento.
- Desenvolvimento de um modelo espacial (tendencialmente em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica:
- Formulação e resolução de um problema de cariz espacial;
- Análise e interpretação dos resultados obtidos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho individual - 50.0%
- - prova escrita individual - 50.0%
- - prova escrita individual - 50.0%
- - Trabalho individual - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Anselin, L., Syabri, I., & Kho, Y. (2006). An introduction to spatial data analysis. Geographical analysis, 38(1), 5-22.
Fotheringham, A. S., Brunsdon, C., & Charlton, M. (2000). Quantitative geography: perspectives on spatial data analysis. Sage.
Haining, R. P., & Haining, R. (2003). Spatial data analysis: theory and practice. Cambridge university