Métodos de Ensino
Métodos de Ensino:
Método expositivo, com recurso a apresentações teóricas dos conteúdos programáticos, aliado à aplicação de casos práticos preparados de acordo com os objetivos da unidade curricular.
Método de Avaliação:
Avaliação contínua: Realização de dois testes (Os alunos obtêm aprovação, quando da média ponderada desta avaliação, resulte uma classificação igual ou superior a 9,5 valores, numa escala de 0 a 20; além de que os alunos têm de ter, no mínimo, 8 valores em cada um dos testes);
Avaliação Final: Realização de exame nas respetivas épocas (Serão aprovados os alunos com classificação final superior ou igual a 9,5 valores).
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta unidade curricular passa pela compreensão, apreensão e aplicação, por parte do corpo discente, dos conceitos elementares da Gestão Pública e das suas vicissitudes, em oposição à gestão de entidades privadas.
Nessa ótica, a presente unidade curricular tem como objetivos específicos:
- Proporcionar uma formação sólida em gestão pública;
- Identificar os diversos modelos de gestão pública e das suas caraterísticas distintivas;
- Dotar os alunos de capacidade de apreciação crítica no que concerne às questões que hoje existem acerca das linhas de reforma em curso no sector público;
- Compreensão do funcionamento e evolução da gestão pública, particularmente no contexto português;
- Compreender os aspetos específicos da gestão pública e os seus diversos tópicos e subtópicos;
- Conhecer as dinâmicas das organizações públicas e habilitar os alunos com competências de bases teórico-práticas para analisar, avaliar e compreender os problemas atuais que se colocam à gestão pública.
Em termos de competências e conhecimentos adquiridos, no final do semestre curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Aplicar conhecimentos práticos sobre os diferentes modelos de gestão pública;
- Analisar a ponte entre um setor público baseado na burocracia e uma nova gestão apropriada ao século XXI que pressupõe a adoção de uma postura gestionária adaptada à especificidade dos serviços públicos, preocupada com uma resposta eficiente e eficaz às necessidades da sociedade e das políticas públicas;
- Diagnosticar problemas que requeiram a intervenção de atividades de organizações públicas, em particular a análise dos modelos de gestão pública que melhor servem a atividade do setor público.
- Expor os aspetos característicos da gestão pública;
- Descortinar os diversos aspetos específicos da gestão pública abordados no âmbito da presente unidade curricular;
- Identificar as características dos diferentes paradigmas da gestão pública;
- Enquadrar os principais modelos e tendências de reforma administrativa portuguesa;
- Caracterizar iniciativas de modernização administrativa realizadas em Portugal nas últimas décadas.
Programa
I – Organizações públicas
As caraterísticas singulares das organizações públicas;
Os desafios que se impõem às organizações públicas.
II – Gestão pública e gestão privada
Conceito, caraterísticas e restrições;
Gestão pública e gestão privada: Semelhanças e disparidades.
III – Os diferentes modelos de gestão pública:
Paradigma Clássico da Administração Pública;
New Public Management;
Governance;
Outros modelos.
IV – A organização administrativa e gestionária do sector público português
O setor público português: Âmbito e estrutura;
Diferentes tipos de organizações públicas;
O papel dos gestores públicos.
V – A Reforma Administrativa em Portugal
Os processos de reforma administrativa: conceito e âmbito;
A reforma administrativa em Portugal:
no contexto do Estado Novo;
nos primeiros anos de regime democrático;
nas décadas de 80 e 90;
no século XXI.
A Reforma Administrativa em Portugal e os modelos de Gestão Pública.
VI – Tópicos Específicos da Gestão Pública
A liderança no contexto do sector público;
A gestão da qualidade;
Estratégia, planeamento e avaliação num contexto público;
Monitorização da implementação e avaliação do impacto de programas públicos;
Parcerias e a gestão pública em rede;
Gestão da mudança, inovação e tecnologia;
A Gestão “Lean” e a melhoria contínua;
A Gestão do Conhecimento nas Organizações públicas.
VII – A ética na gestão pública
Os valores e a ética;
Os instrumentos da ética;
A transparência e accountability.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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