Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O conteúdo programático será abordado através de atividades de análise e discussão de textos, com enquadramento bibliográfico adequado, pesquisa de materiais, individualmente e em grupo.
Serão apresentados casos e exemplos práticos bem como projetos e intervenções que ilustrem os conteúdos, sobretudo na componente histórica.
Prevê-se a realização de:
. Um trabalho individual (revisão bibliográfica temática);
. Um trabalho de grupo sobre um período ou sobre um tema do capítulo 2 do programa;
. Um projeto de intervenção ou uma candidatura no âmbito dos capítulos 4 ou 5 do programa.
(Os pesos na avaliação serão definidos em função do tempo atribuído a cada componente pelo docente em cada semestre letivo)
Exame de avaliação final para quem não obtiver aproveitamento depois de entregues os trabalhos obrigatórios.
Resultados de Aprendizagem
Após a conclusão desta Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender a cidade e os territórios urbanizados como fenómeno resultante da organização do espaço coletivo decorrente da estrutura económica, social e política. Deverá ainda ter a capacidade de olhar a cidade, a sua reutilização como produto de uma estratégia de requalificação espacial ao serviço de um modelo produtivo.
- Realizar o enquadramento histórico da evolução de um território através da observação das intervenções no tecido urbano.
- Refletir sobre os pressupostos teóricos e os modelos urbanos dominantes.
- Analisar e descrever a evolução futura da forma urbana tendo em consideração o contexto físico e normativo de um determinado território.
- Desenvolver e programar ações de dinamização de espaços urbanos
- Dominar a linguagem que permitem descrever e analisar territórios urbanizados.
Programa
1. A cidade e o território como “arquivos da história”.
2. Elementos de composição da forma urbana
a. A evolução da forma urbana ao longo da história:
i. Os paradigmas da cidade na Antiguidade. A pólis grega e a cidade romana. A organização do território e a cidade como instrumento de implantação de um modelo civilizacional.
ii. A revolução urbana na Idade Média, a génese e a afirmação da burguesia.
iii. Renascimento, humanismo e classicismo. O urbanismo e a teoria da cidade ideal. As novas cidades de traçados e as fundações no novo Mundo.
iv. A época Barroca: arquitetura, urbanismo e poder. Roma barroca, a renovação urbana e o triunfo do papado. A cidade como cenário e afirmação de um poder autocrático. O “classicismo” francês. O despotismo esclarecido.
v. Situação contemporânea: revoluções técnicas, económicas e sociais. Revolução industrial e transformação da cidade oitocentista: reorganização e ampliação da cidade europeia.
vi. O urbanismo e a arquitetura do Movimento Moderno. A “Carta de Atenas”. As New Towns e a reconstrução europeia do pós-guerra.
b. Escalas de analise/intervenção
3. Métodos do urbanismo e consequências na composição urbana
4. A intervenção cidadã na construção do espaço urbano
5. A cidade efémera
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ALEXANDER, C., ISHIKAWA, S., SILVERSTEIN, M., JACOBSON, M., FIKSDAHL-KING, I., & SHLOMO, A. (1977). A pattern language: towns, buildings, construction. ALLAIN, R. (2004). Morphologie urbaine. Géographie, aménegement et architecture de la ville. Paris: Armand Colin. ARIZAGA BOLUMBURU, B. (1990). Urbanística medieval (Guipúscoa), Donostia-San Sebastian, 1990. BENÉVOLO, L. (1990). As Origens da Urbanística Moderna. Lisboa: Ed. Presença. Idem (1994). A Cidade na História da Europa. Lisboa: Ed. Presença. BOURIN, M. (1993). Villes, bonnes villes, cités et capitales. Ètudes d’histoire urbaine (XIIe XVIIIe siècle), Mélanges offerts à Bernard Chevalier. Caen: Paradigme. CARITA, H. & ARAÚJO, R. (1998). Universo Urbanístico Português 1415-1822. Lisboa: CNCDP. CARO BAROJA, J. (1986). Paisajes y ciudades). Madrid: Taurus Ed. CHUECA; CONZEN, Michael P. (2004)(ed.) Thinking about urban form : papers on urban morphology, 1932-1998 / M.R.G. Conzen, Peter Lang Publishing, GOITIA, F. (1989). Breve história do urbanismo, 2ª ed). Lisboa: Ed. Presença. CULLEN, G. (2008). Paisagem urbana. Lisboa: Ed. 70. DE SETA, C. & LE GOFF, J. (1991). La ciudad y las murallas (eds.). Madrid: Ed. Cátedra. HERNÁNDEZ ARAQUE, M. J. (2016). Urbanismo participativo. Construcción social del espacio urbano.