Motores Térmicos II

Conhecimentos de Base Recomendados

Ao nível de Termodinâmica e funcionamento de Motores de Combustão Interna.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto.

 Nas aulas teórico-práticas são identificados componentes e sistemas de motores e efetuada a resolução de exercícios teórico-práticos.

Na componente laboratorial são efetuados trabalhos práticos especializados.

Resultados de Aprendizagem

» Conhecer nas vertentes teórica e prática a constituição, modo de funcionamento, tecnologias e conceção de sistemas de alimentação e ignição de motores;

» Identificar as necessidades de utilização de sistemas de alimentação geridos eletronicamente;

» Identificar os órgãos que constituem as bombas e equipamento de injeção de gasolina;
» Fazer a afinação e gestão otimizada do ponto de ignição do motor;
» Identificar os órgãos que constituem as bombas e equipamento de injeção Diesel;
» Proceder à afinação e gestão otimizada do ponto de ignição do motor;
» Executar a desmontagem, verificação, controlo, regulação, substituição e montagem de elementos que integram o sistema de alimentação;
» Conhecer nas vertentes teórica e prática o modo de funcionamento, tecnologias e concepção de sistemas de sobrealimentação de motores;
» Caracterizar os problemas inerentes à aplicação de um turbo-compressor em motores térmicos alternativos;
» Avaliar a necessidade de incorporação de arrefecedor intermédio (“intercooler”);
» Fazer diagnóstico de avarias no sistema de sobrealimentação;
» Integrar o estudo de sistemas e componentes com os respetivos diagramas funcionais e esquemas elétricos.

Programa

SISTEMAS DE CARBURAÇÃO DE GASOLINA

O abandono dos sistemas de carburação. Descrição sumária do carburador elementar e de soluções técnicas de correção dos fluxos de ar e combustível (Solex, Zenith, Krebs-Pallas). “Bypass” de ar ao “ralenti”. Sistema de alimentação por bomba de baixa pressão em motores de carburação.

SISTEMAS DE INJECÇÃO CONVENCIONAL DE GASOLINA E SISTEMAS GDI

Sistemas de injeção mono-ponto, multi-ponto e multi-ponto-sequencial. Sistema de injeção direta na câmara de combustão. Sistemas de injeção direta “multi-jet”. Reservatório de combustível, bomba de alimentação de combustível (de membrana e elétrica), filtro de combustível, redutor/regulador de pressão, válvula de ar adicional, injetor de arranque a frio, medidor do fluxo de ar, sensores, relé, unidade eletrónica de comando (ECU), reservatório comum, válvula de injeção (injetor eletromagnético) e válvula de arranque a frio. Sistemas de alimentação por bomba de alta pressão.

Parâmetros fundamentais do sistema de injeção eletrónica a gasolina. Sensores: posição do pedal do acelerador, arranque a frio, carga do motor em função do fluxo de ar, condições atmosféricas, velocidade de rotação do motor, temperatura do motor.

SISTEMAS DE IGNIÇÃO CONVENCIONAL

Noções básicas de eletromagnetismo. Ignição por magneto; Função, constituição e funcionamento do sistema de ignição convencional por bateria-distribuidor; Bateria; Distribuidor; Platinados; Condensador, Vela de ignição: Grau térmico; forma e distância dos elétrodos. Bobine de ignição de baixa indução; Avanços por vácuo e centrífugos; Afinação do ponto com pistola estroboscópica.

SISTEMAS DE IGNIÇÃO TRANSISTORIZADA E ELECTRÓNICA

Sistemas de ignição por descarga capacitiva; Sistemas de ignição transistorizada; Sistemas de ignição transistorizada com ruptor e com gerador magnético: díodo, transístor, sensor de efeito de Hall e sensor ótico. Sistemas de ignição eletrónica integral (IEI). Componentes da ignição eletrónica: unidade eletrónica de controlo (ECU).

INTEGRAÇÃO DA IGNIÇÃO ELECTRÓNICA COM A ALIMENTAÇÃO DO MOTOR

Equipamento de diagnóstico de avarias.

DEPURAÇÃO DO AR

Filtros de ar. Funcionamento e manutenção.

SISTEMAS DE INJECÇÃO EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO (C.I)

Constituição e funcionamento do sistema convencional: Reservatório de combustível, bomba de pré-alimentação, filtros de combustível, bomba injetora de alta pressão, acumulador de alta pressão, válvula reguladora de pressão (DRV), tubos de injeção e injetores (injetores-bomba). Injeção direta e injeção indireta. Circuito de ida e circuito de retorno.

BOMBAS DE INJECÇÃO

Bombas de injeção. Extração e reposição da bomba. Bombas de injeção de êmbolo alternativo: bomba de curso variável, bomba de refluxo variável. Bombas de injeção rotativas. Injetores-bomba.

REGULADORES E REGULAÇÃO DA BOMBA DE INJECÇÃO

Regulador automático BOSH. Regulador automático SPICA. Verificação: da fase, de regularidade, da uniformidade dos alcances.

INJECTORES E VELAS DE INCANDESCÊNCIA

Descrição e funcionamento. Pulverizadores. Anomalias de funcionamento. Controlo e calibragem dos injetores.

Função e tipo de velas de incandescência. Exame dos depósitos carbonosos.

SISTEMA “COMMON RAIL”

Princípio de funcionamento. Órgãos e sua função. Vantagens do sistema.  

EDC – ELECTRONIC DIESEL CONTROL

Descrição e funcionamento. Regulação do sistema.                                                                                                                                                                    

SENSORES

Sensores: posição do pedal do acelerador, arranque a frio, carga do motor em função do fluxo de ar, condições atmosféricas, velocidade de rotação do motor, temperatura do motor.

SOBREALIMENTAÇÃO

Função da sobrealimentação. Análise das vantagens da sobrealimentação em motores de ignição por faísca (S.I.) e em motores de ignição por compressão (C.I.). Princípios de funcionamento e características tecnológicas dos motores sobrealimentados. Princípio de funcionamento e constituição do compressor volumétrico, compressor centrífugo e turbo-compressor.

TURBO-COMPRESSOR

Turbina. Compressor. Apoio central. Descrição e funcionamento da válvula de controlo de pressão de sobrealimentação. Sistema de lubrificação do turbo-compressor. Turbo-compressor de geometria variável. Problemas decorrentes da aplicação de um turbo-compressor.

ARREFECEDOR INTERMÉDIO OU “INTER-COOLER”

Fundamentos para a sua inclusão em motores de combustão interna. Constituição e funcionamento.

DIAGNÓSTICO DE AVARIAS NO SISTEMA DE SOBREALIMENTAÇÃO

Incidentes e causas possíveis. Diagnóstico.

SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE GASES DE ESCAPE (EGR)

Constituição do sistema. Tipos de válvulas EGR. Função e modo de funcionamento. Avarias.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia recomendada:

» Martins, J. (2006). Motores de Combustão Interna. 2ª. Edição, Publindústria.

» Lucchesi, D (1989). O Automóvel – Curso Técnico, vol. 1 e 2. Editorial Presença.

» Bocchi, G. (1987). Motori a Quattro Tempi. Hoepli Editore.

Bibliografia complementar:

» Giacosa, D. (1986). Motores Endotérmicos. 3ª. Edição, Editorial Dossat, S.A.

» Arias-Paz, M (1970). Manual de Automóveis. Editora Mestre Jou.

» Boulanger, P. e Bernard, A. Motores Diesel. 4ª edição, Hemus. São Paulo.

» Vários Autores. (2003). Mecânica Automóvel, Editora Alves da Costa.

» Estévez, S. (1995). Tecnologia do Automóvel. Editora Plátano.

» Manuais do CEPRA de “Sistemas de alimentação”, “Sistemas de injeção Diesel” e “Sistemas de sobrealimentação”.