Motricidade Infantil

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A metodologia adoptada segue o princípio de integração do conhecimento teórico na componente de
intervenção prática. Assim, o estudo dos conteúdos específicos da Motricidade Infantil (Educadores de
Infância) e Expressão e Educação Físico-Motora (Professores do 1ºCEB) serão articulados nas aulas, de
componente prática dominante, que incluem a fundamentação teórica específica dos conteúdos desta UC.
Os conteúdos serão leccionados privilegiando-se a experimentação motora, a observação e a análise do
comportamento nas tarefas, actividades e jogos propostos. É também solicitado aos estudantes a realização
de trabalhos práticos de observação e avaliação do comportamento.
Usar-se-á o apoio da plataforma e-learning da escola e dos documentos referenciados para estudo dos
conteúdos programáticos.
A avaliação desta unidade curricular será realizada através de uma prova prática sobre os conteúdos
leccionados e de um trabalho realizado no âmbito de um dos conteúdos programáticos.

Resultados de Aprendizagem

1.Conhecer orientações e objectivos, domínios, blocos de matérias e conteúdos dos programas oficiais de
Motricidade Infantil, Expressão e Educação Físico-Motora, e Actividades Motoras Expressivas para a
Educação Pré-Escolar e 1ºCEB.
2.Experimentar e analisar situações práticas que presidam ao planeamento de actividades que visem o
desenvolvimento motor.
3.Descrever e interpretar progressões pedagógicas para aprendizagem e resolução dos erros mais comuns na
execução de movimentos rudimentares e fundamentais
Competências
1. Identificar e conhecer actividades e conteúdos motores nas suas diferentes componentes (cinemáticas,
mobilização de estruturas e funções orgânicas, complexidade gestual) na intervenção pedagógica.
2. Identificar e analisar os erros de desempenho em habilidades motoras.
3. Identificar e aplicar progressões pedagógicas para produzir alterações qualitativas e quantitativas no
movimento.
4. Ser capaz de, após observação e análise, planear actividades.

Programa

1. Habilidades motoras fundamentais manipulativas, posturais e locomotoras.
2. Actividades e jogos perceptivo-motores (imagem e percepção corporal, percepção e representação
espacial).
3. Perícia e Manipulação.
4. Deslocamentos e Equilíbrios.
5. Actividades Gímnicas de Base (solo, aparelhos e objectos)
6. Actividades Motoras Expressivas e Dança.

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - A avaliação desta unidade curricular será realizada através de uma prova prática sobre os conteúdos leccionados e de um trabalho realizado no âmbito de um dos conteúdos programáticos - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ministério Da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação de Infância. Lisboa: Ministério da
Educação.
Ministério Da Educação (1992). A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Direcção Geral dos
Ensinos Básicos e Secundários.
Ruiz Pérez, L (1987). Desarrolo motor y actividades fisicas. Madrid: Gymnos.
Serviços Centrais Do Desporto Escolar (1995). Expressão e Educação Físico – Motora. Lisboa: Departamento
da Educação Básica.
Silva, P. (2005). 3000 exercícios e jogos para educação física escolar. Rio de Janeiro : Sprint.
Xarez, L.; Alves, M.; Antunes, S. & Cruz, I (1992). A dança no 1º ciclo do ensino básico. Boletim Sociedade
Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.