Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos TP serão apresentados em sessões expositivas. As aulas PL serão apresentadas através da exposição oral, demonstração, observação/correção e material didático específico para cada bloco.
A avaliação será realizada por frequência (AF) ou exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].
AF
1. Participação nas aulas e em outras actividades: 10 p
2. Prova – T: 90 p
3. Prova – PL: 100 p
Para acesso à avaliação final por exame, os estudantes têm de obter um mínimo de 80 pontos nas provas práticas.
AE:
1. Prova teórica 100 p;
2. Provas práticas 100 p.
O acesso à prova prática está condicionado à obtenção de 50 p na prova teórica.
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar e compreender as especificidades das modalidades/disciplinas sob a égide da Federação Portuguesa de Natação; história e evolução; tendências atuais; objetivos de prática; instalações e equipamentos
2. Compreender e explorar, em diferentes campos de intervenção profissional, programas e ações de promoção e implementação adequados ao contexto em que se desenvolvem as práticas das modalidades/disciplinas eleitas: adaptação ao meio aquático; natação pura desportiva; natação sincronizada; polo aquático; saltos para a água
3. Planear, operacionalizar, intervir pedagogicamente, descrever as técnicas, analisar situações de exercitação prática e competitiva e as técnicas de salvamento, integrando em todas as fases de intervenção os conhecimentos de base do campo das ciências do desporto
Programa
1. História e evolução da Natação; objetivos da prática; instalações e equipamentos
2. Adaptação ao meio aquático
2. Técnica e didática específica da natação pura desportiva: alternadas – Crol e Costas; simultâneas – Bruços e Mariposa; realização e aperfeiçoamento das 4 técnicas; exploração de progressões pedagógicas (PP)
3. Técnica e didática específica da natação sincronizada
4. Técnica e didática específica do polo aquático
5. Técnica e didática específica dos saltos para a água
6. Salvamento aquático
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Prova Teórica - 45.0%
- - Prova Prática - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, C. (1994). Introdução à didáctica da natação. Lisboa: Compendium.
Fernandes, W. (2002). Jogos e brincadeiras aquáticas com material não-convencional. Rio de Janeiro: Sprint.
Guzman, J. (1998). Swiming drills for every stroke. Champaign: Human Kinetics.
Newsome, P. & Young, A. (2012). Swim Smooth: The Complete Coaching System for Swimmers and Triathletes. West Sussex: John Wiley & Sons.
Thomas, D. (1989). Teaching swiming. Steps to Success. Champaign: Human Kinetics.
Moreno, J. A. (2001). Juegos acuáticos educativos. Barcelona: INDE.
Moreno, J. A. & Gutierres, M. (1998). Actividades aquáticas educativas. Barcelona INDE.
Reischle, K. (1993). Biomecânica de la natacion: Gymnos editorial.
Sarmento, P. (2000). A experiência motora no meio aquático: Omniserviços.
SESI-SP (2013). Natação, Saltos Ornamentais, Polo Aquático & Nado Sincronizado. São Paulo: SESI.
Manual de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento técnico em Natação (versão completa). Plano Estratégico – 2014-2024: https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf