Natação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos TP serão apresentados em sessões expositivas. As aulas PL serão apresentadas através da exposição oral, demonstração, observação/correção e material didático específico para cada bloco.

A avaliação será realizada por frequência (AF) ou exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].

AF

1. Participação nas aulas e em outras actividades: 10 p

2. Prova – T: 90 p

3. Prova – PL: 100 p

 

Para acesso à avaliação final por exame, os estudantes têm de obter  um mínimo de 80 pontos nas provas práticas.

 

AE:

1. Prova teórica 100 p;

2. Provas práticas 100 p.

 O acesso à prova prática está condicionado à obtenção de 50 p na prova teórica.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar e compreender as especificidades das modalidades/disciplinas sob a égide da Federação Portuguesa de Natação; história e evolução; tendências atuais; objetivos de prática; instalações e equipamentos

2. Compreender e explorar, em diferentes campos de intervenção profissional, programas e ações de promoção e implementação adequados ao contexto em que se desenvolvem as práticas das modalidades/disciplinas eleitas: adaptação ao meio aquático; natação pura desportiva; natação sincronizada; polo aquático; saltos para a água

3. Planear, operacionalizar, intervir pedagogicamente, descrever as técnicas, analisar situações de exercitação prática e competitiva e as técnicas de salvamento, integrando em todas as fases de intervenção os conhecimentos de base do campo das ciências do desporto

Programa

1. História e evolução da Natação; objetivos da prática; instalações e equipamentos

2. Adaptação ao meio aquático

2. Técnica e didática específica da natação pura desportiva: alternadas – Crol e Costas; simultâneas – Bruços e Mariposa; realização e aperfeiçoamento das 4 técnicas; exploração de progressões pedagógicas (PP)

3. Técnica e didática específica da natação sincronizada

4. Técnica e didática específica do polo aquático

5. Técnica e didática específica dos saltos para a água

6. Salvamento aquático

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Prova Teórica - 45.0%
  • - Prova Prática - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, C. (1994). Introdução à didáctica da natação. Lisboa: Compendium.

Fernandes, W. (2002). Jogos e brincadeiras aquáticas com material não-convencional. Rio de Janeiro: Sprint.

Guzman, J. (1998). Swiming drills for every stroke. Champaign: Human Kinetics.

Newsome, P. & Young, A. (2012). Swim Smooth: The Complete Coaching System for Swimmers and Triathletes. West Sussex: John Wiley & Sons.

Thomas, D. (1989). Teaching  swiming. Steps to Success. Champaign: Human Kinetics.

Moreno, J. A. (2001). Juegos acuáticos educativos. Barcelona: INDE.

Moreno, J. A. & Gutierres, M. (1998). Actividades aquáticas educativas. Barcelona INDE.

Reischle, K. (1993). Biomecânica de la natacion: Gymnos editorial.

Sarmento, P. (2000). A experiência motora no meio aquático: Omniserviços.

SESI-SP (2013). Natação, Saltos Ornamentais, Polo Aquático & Nado Sincronizado. São Paulo: SESI.

Manual de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento técnico em Natação (versão completa). Plano Estratégico – 2014-2024: https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf