Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas. Os TP através da participação e vivência prática (experimentação, observação, correção de desempenho, discussão e reflexão) de diferentes situações em plano de água. Pretende-se facultar os estudantes de competências que lhes permitam: a) orientar praticantes nas etapas iniciais de desenvolvimento desportivo; b) coadjuvar treinadores em níveis de prática associados ao grau II; conforme plasmado no artigo 11º da Lei 106/2019.
Avaliação periódica/continua (AP/C) ou exame (AE)
AP/C
Participação presencial 5%
Teste: 45%
Trabalho laboratorial ou de campo (TLC): 50%
Para acesso à avaliação final por exame, os estudantes têm de obter um mínimo de 8 valores nas provas práticas.
AE:
1. Prova T (teste) 50%
2. Prova TLC 50%
O acesso à prova prática está condicionado à obtenção de mais de 7,5 valores na prova teórica.
Resultados de Aprendizagem
1. História e evolução da Natação; objetivos da prática; instalações e equipamentos
2. Adaptação ao meio aquático
3. Técnica e didática específica da natação pura desportiva: alternadas – Crol e Costas; simultâneas – Bruços e Mariposa; realização e aperfeiçoamento das 4 técnicas; exploração de progressões pedagógicas (PP)
4. Técnica e didática específica da natação sincronizada
5. Técnica e didática específica do polo aquático
6. Técnica e didática específica dos saltos para a agua
7. Salvamento aquático.
Programa
1. Adaptação ao meio aquático (AMA)
1.1 Fundamentos de mecânica dos fluidos
1.2 Habilidades motoras aquáticas básicas da natação
1.3 Metodologia específica
2. Natação para bebés
2.1 Intervenção dos pais no processo ensino‐aprendizagem
2.2 Promoção do nado ‘automático’
2.3 Promoção do reflexo epiglotal
2.4 Promoção da extensão cervical
3. Técnica e didática específica (TDE) da natação pura
3.1 Técnica de crol
3.2 Técnica de costas
3.3 Técnica de bruços
3.4 Técnica de mariposa
3.5 Viragens, partidas e chegadas
4. TDE da natação artística
4.1 Caracterização da disciplina
4.2 Técnicas de base de NS
4.3 AMA de desenvolvimento desportivo (DD)
5. TDE do polo aquático
5.1 Caracterização da disciplina
5.2 Regras do jogo
5.3 Técnica específica
5.4 Jogos pré‐desportivos
6 TDE dos saltos para a água
6.1 Caracterização da disciplina
6.2 Técnica específica
6.3 AMA DD
7. Salvamento aquático
7.1. Segurança aquática
7.2. Salvamento aquático
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Frequência - 45.0%
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, C. (1994). Introdução à didáctica da natação. Lisboa: Compendium.
Fernandes, W. (2002). Jogos e brincadeiras aquáticas com material não-convencional. Rio de Janeiro: Sprint.
Newsome, P. & Young, A. (2012). Swim Smooth: The Complete Coaching System for Swimmers and Triathletes. West Sussex: John Wiley & Sons.
Moreno, J. A. (2001). Juegos acuáticos educativos. Barcelona: INDE.
Moreno, J. A. & Gutierres, M. (1998). Actividades aquáticas educativas. Barcelona INDE.
Reischle, K. (1993). Biomecânica de la natacion: Gymnos editorial.
Sarmento, P. (2000). A experiência motora no meio aquático: Omniserviços.
SESI-SP (2013). Natação, Saltos Ornamentais, Polo Aquático & Nado Sincronizado. São Paulo: SESI.
Manual de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento técnico em Natação (versão completa). Plano Estratégico – 2014-2024: https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf