Negociação e Gestão de Conflitos

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada a referir

Métodos de Ensino

A UC funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos realizarão um conjunto de exercícios exemplificativos da aplicação da matéria ao contexto organizacional, sendo privilegiada/valorizada

alternância de exposição com aplicação, a participação dos alunos, a diversidade de trabalhos e incentivada a reflexão.

Resultados de Aprendizagem

O Objetivo fundamental da disciplina de Negociação e Gestão de Conflitos consiste em promover os
conhecimentos teórico-práticos respeitantes à gestão construtiva dos conflitos, tendo em conta a realidade
organizacional e a negociação a nível de estratégias, táticas e instrumentos de negociação.
Pretende-se identificar os diversos tipos de conflitos, geri-los de forma adequada, utilizando habilidades e técnicas
de negociação de modo situacional, visando conduzir divergências e convergências de interesses, a bom termo.
Procura-se que os alunos adquiram competências e um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de
intervenção visando desenvolver conhecimentos (comunicacionais, interpessoais e de psicologia social) para um
desempenho eficaz na negociação.
De forma acessória, a unidade curricular pretende também desenvolver nos alunos competências ao nível de:
– pensamento e análise crítica / auto aprendizagem / Comunicação oral e escrita /
e trabalho em equipa.

Programa

1. O conflito
2. Gestão construtiva de conflitos
3. Negociação
4. Pensamento racional na negociação
5. Características individuais no processo de negociação
6. Comunicação, conflito e negociação
7. Mediação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:

Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. 2ª Edição: Asa.
Cunha, P. & Leitão, S. (2021). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. 4ª Ed.: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Pina e Cunha et al. (2016) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª edição. Editora RH 

Bibliografia Complementar:

Carvalho, J. C. (2020). Negociação. 6ª edição: Edições Sílabo.
Carvalho, J. C. (2010). Negociação para (in)Competentes Relacionais. 2ª edição: Edições Sílabo.
Cunha, P. (Org.) (2004). Mediação – Uma Forma de Resolução Construtiva de Conflitos. Edições Universidade Fernando Pessoa.
Jesuíno, J. C. (1992). A negociação: estratégias e táticas. Texto Editora
Lewicki, R. J., Barry, B, & Saunders, D. M. (2020). Negotiation. 8ª edição. Boston: McGraw Hill.
Roche, Teague & Colvin (2014) The Oxford Handbook of Conflict Management in Organizations, Oxford University Press
Thompson, L. L. (2006). Negotiation Theory and Research. Psychology Press.