Neurociência

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Not applied

Métodos de Ensino

As aulas, teóricas, são presenciais (2 horas/semana).

O método de ensino é expositivo cujo objetivo é a aprendizagem de factos e conceitos, e cuja compreensão é reforçada pela análise de patologias do cérebro.

Além das aulas teóricas, os alunos devem fazer na modalidade de avaliação contínua, a preparação e apresentação oral, em grupo, de temas relacionados com as matérias lecionadas e sua inter-relação com a prática de fisioterapia para avaliar a capacidade de aplicação de conceitos desenvolvidos nas aulas a situações concretas.

 

Teaching methods

Neuroscience includes face-to-face theoretical lectures (2 hours/week).

The teaching method is expository whose objective is the learning of facts and concepts, and whose understanding is reinforced by the analysis of brain pathologies. I

n addition to the theoretical classes, students must prepare oral presentations, in a group, of topics related to the subjects taught and their interrelation with the practice of physiotherapy to assess the ability to apply concepts developed in the classroom to specific situations.

 

Resultados de Aprendizagem

Lecionar os conhecimentos básicos sobre o modo como o sistema nervoso central e periférico funcionam. No final
desta disciplina pretende-se que os alunos:
Identifiquem as unidades básicas do sistema nervoso e descrevam a organização e função do sistema nervoso
central e periférico.
Analisem e descrevam os processos biológicos e moleculares responsáveis pela sinalização neuronal.
Analisem os mecanismos de processamento sensorial. Analisem o processo do movimento e o seu controlo.
Definam as principais transformações do cérebro.
Analisem as principais funções cerebrais complexas. Identifiquem a organização e função do córtex de associação
e descrevam algumas das implicações da sua lesão.
Apliquem os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de índole clínica.
Demonstrem capacidades de síntese e comunicação e competências essenciais ao trabalho em equipa. Avaliação
através de um exame escrito, durante as épocas designadas para o efeito.

Programa

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
SINALIZAÇÃO NEURAL
TRANSPORTE AXONAL E IMPORTÂNCIA DO CITOESQUELETO
NEUROTRANSMISSORES
•SENSAÇÃO E PROCESSAMENTO SENSORIAL
SISTEMA SOMATOSENSORIAL, DOR, VISÃO, CIRCUITOS CENTRAIS VISUAIS, SISTEMA AUDITIVO, SISTEMA
VESTIBULAR, SENTIDOS, SENSAÇÕES E PROCESSAMENTO SENSORIAL QUÍMICOS
•MOVIMENTO E SEU CONTROLO CENTRAL
CIRCUITOS DO MOTONEURÓNIO INFERIOR E CONTROLO MOTOR
CONTROLO DO MOTONEURÓNIO SUPERIOR DA PONTE E DA ESPINHAL MEDULA
MODELAÇÃO DO MOVIMENTO PELO GÂNGLIO BASAL
MODELAÇÃO DO MOVIMENTO PELO CEREBELO
MOVIMENTOS OCULARES E INTEGRAÇÃO DA SENSAÇÃO MOTORA
SISTEMA MOTOR VISCERAL
•TRANSFORMAÇÕES DO CÉREBRO
DESENVOLVIMENTO INICIAL
CONSTRUÇÃO DE CIRCUITOS NEURAIS
MODIFICAÇÃO DOS CIRCUITOS CEREBRAIS COMO RESULTADO DA EXPERIÊNCIA
PLASTICIDADE DAS SINAPSES E CIRCUITOS MADUROS
•FUNÇÕES CEREBRAIS COMPLEXAS
ASSOCIAÇÃO CORTICAL
LINGUAGEM E LATERALIZAÇÃO
SONO E VIGIA, EMOÇÕES
CÉREBRO, SEXO E SEXUALIDADE
MEMÓRIA HUMANA

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1) BASIC NEUROCHEMISTRY: MOLECULAR, CELLULAR AND MEDICAL ASPECTS (EIGHTH EDITION)
BRADY, SIEGEL, ALBERS, FISHER, PRICE EDS ELSEVIER 2012
2) FUNDAMENTAL NEUROSCIENCE, 4TH EDITION SQUIRE, BERG, BLOOM, DU LAC, GHOSH, SPITZER EDS
ELSEVIER 2012