Novas Tecnologias de Motores

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecer o funcionamento de todos os sistemas que integram os motores de combustão interna, bem como saber fazer o respetivo diagnóstico de sintomas e aplicação de técnicas de manutenção.

Métodos de Ensino

a) Teórico-práticas: exposição dos temas referidos no programa pelo docente;
b) Práticas: Pesquisa de temas, elaboração de relatórios escritos e desenvolvimento de trabalhos experimentais pelos alunos, com o apoio do docente.
Os alunos com frequência são avaliados de forma contínua nas aulas, através da elaboração e discussão de um trabalho no âmbito das NTM, complementado com outro trabalho de utilização de software de simulação de desempenho de motores. A componente de avaliação contínua contribui com 66,7% na formação final da classificação da unidade curricular. Os 33,3% restantes resultam de uma prova de avaliação final, de 2 horas, tipo descritivo e escolha múltipla com 20 questões.
Alunos trabalhadores estudantes e dirigentes associativos que não tenham obtido frequência e pretendam aproveitamento terão de submeter-se para além da prova de avaliação final a uma prova teórico-prática e laboratorial, de 3 horas, sobre os temas trabalhados durante a avaliação contínua.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos e aptidões:
a.1 Compreender e saber integrar inovações tecnológicas no sentido de possibilitar uma fácil integração dos diplomados no mercado de trabalho.
a.2 Capacidade para identificar, analisar e resolver problemas com novas tecnologias de motores (NTM) utilizados na tração automóvel, bem como para construir e fundamentar novas soluções de diagnóstico e preparação de motores.
a.3 Capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação para fundamentar as soluções preconizadas.
a.4 Capacidade para interpretar resultados experimentais e desenvolver experiências de implementação de NTM.
Competências:
b.1 Saber realizar medições, instrumentar e controlar o funcionamento, em motores de novas tecnologias.
b.2 Ter capacidade de instalar, operar e fazer manutenção e reparação no âmbito de NTM.
b.3 Saber aplicar tecnologias de deteção de falhas em veículos com NTM.
b.4 Conceptualizar e analizar o desempenho de motores através do uso de software de simulação.

Programa

1.Novas tecnologias em motores convencionais:
1.1.Variadores de fase. 1.2.Sistemas EGR. 1.3.Sincronização de sistemas EGR com variadores de fase (Valvetronic; outros). 1.4.Sistemas de injeção direta de combustível (Diesel e gasolina). 1.5.Válvulas pneumáticas. 1.6.Motores de compressão variável. 1.7.Motores HCCI. 1.8.Outras novas tecnologias e novos materiais utilizados na fabricação de motores.
2.Sistemas de sobrealimentação.
3.Novas tecnologias na preparação de motores.
4.Software de simulação de desempenho de motores.
5.Motor rotativo Wankel.
6.Energias alternativas em veículos.
7.Combustíveis e óleos lubrificantes sintéticos.
8.Novas tecnologias de controlo do motor.
9.Sistema OBD (on board diagnosis).
10.Tecnologias de informação em veículos. 10.1.GPS. 10.2.Equipamentos de auto-diagnóstico.
11.Mitigação da formação de efluentes gasosos, ruído e consumo de combustível.
12.Soluções de tratamento das emissões de escape e ruído.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO