Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular permitirá ao aluno uma compreensão clara do importante papel que as novas
tendências em marketing e negócios internacionais assumirão numa economia globalizada. No final deste
curso, os alunos deverão ser capazes de apreender todas as novas tendências que se têm vindo a
desenhar no marketing e nos negócios internacionais.
Programa
1-Tendências versus temas transversais e manifestações
2-Grandes Tendências Contemporâneas de marketing
2.1- Meus direitos: ética em múltiplas dimensões
2.2- Crosscultural marketing
2.3- Marketing Experiencial e Sensorial
2.3- Neuromarketing
2.4- Marketing Tribal
2.5- Marketing Viral e Buzz Marketing
2.6- Marketing Relacional e CRM.
2.7- Vintage e retrô: manifestações identitárias
2.8. Conexão permanente
2.9- Bem-estar
2.10- Estética e criatividade em tudo
3- Novas tendências em negócios internacionais
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brito, C. e Lencastre, P. (coordenação) (2014), Novos Horizontes do Marketing, Edições D. Quixote.
Camargo, Pedro (2009), Neuromarketing – Descodificando a mente do consumidor, Edições IPAM.
Christopher, M. (2010), Relationship marketing: creating stakeholder value, Oxford: Butterworth-
Heinemann.
Cova, B. e Cova, V. (2002), “Tribal Marketing – The Tribalization of Society and its Impact on the Conduct of
Marketing”, European Journal of Marketing, 36 (5-6), 595-620.
Godin, S. (2008), Tribes – We need you to lead us, Penguin, EUA.
Hughes, Mark (2006), Buzzmarketing, Actual Editora, Lisboa.
Hultén, B., Broweus, N.e Dijk, M. (2009), Sensory Marketing, Palgrave Macmillan, Basingstoke.
Marques, Alzira (2012), Marketing relacional: como transformar a fidelização de clientes numa vantagem
competitiva, Edições Sílabo.
Morin, C. e Renvoisé, P. (2009), Neuromarketing. O centro nevrálgico da venda, Edições Smart Book.