Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de Nutrição Humana.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico e prático com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a programas informáticos e instrumentos profissionais, bem como, a visitas de estudo/trabalhos de campo para aplicação e treino das metodologias apreendidas.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, pretende-se que os alunos:
1. Entendam os mecanismos envolvidos no metabolismo energético e o impacto da alimentação;
2. Reconheçam as caraterísticas da composição corporal habitual de um indivíduo e os seus métodos de avaliação;
3. Saibam descrever os diferentes métodos de avaliação da ingestão alimentar;
4. Compreendam as diferentes necessidades nutricionais ao longo do ciclo da vida;
5. Conheçam e dominem as várias ferramentas para avaliar o risco e o estado nutricional dos indivíduos em idade pediátrica, adultos e idosos;
6. Saibam utilizar corretamente as diferentes técnicas antropométricas e de avaliação da composição corporal (pregas e bioimpedância) de acordo com a fase do ciclo da vida;
7. Apliquem os diferentes métodos de avaliação da ingestão alimentar, de acordo com as exigências de cada fase do ciclo da vida;
8. Adquiram conhecimentos sobre nutrição e prática desportiva, nomeadamente a respeito das diferentes necessidades nutricionais, de acordo com o esforço e respetiva adaptação fisiológica.
Programa
1. Introdução à Unidade Curricular:
1.1. Princípios gerais do metabolismo energético;
1.2. Avaliação da composição corporal;
1.3. Métodos de avaliação da Ingestão alimentar
2. Nutrição no Ciclo de Vida:
2.1. Gravidez e aleitamento (necessidades nutricionais; avaliação do estado nutricional; avaliação da ingestão alimentar)
2.2. Idade Pediátrica (necessidades nutricionais; risco nutricional; avaliação do estado nutricional; malnutrição; avaliação da ingestão alimentar)
2.3. Idade adulta (necessidades nutricionais; risco nutricional; avaliação do estado nutricional; malnutrição; avaliação da ingestão alimentar)
2.4. Envelhecimento (necessidades nutricionais; risco nutricional; avaliação do estado nutricional; malnutrição; avaliação da ingestão alimentar)
3. Nutrição e prática desportiva:
3.1. Adaptação fisiológica ao esforço;
3.2. Vias metabólicas e substratos energéticos;
3.3. Produção e utilização de energia em diferentes intensidades de esforço;
3.4. Necessidades nutricionais intra-treino e nas diferentes fases do esforço;
3.5. Suplementação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
Kyle et al; ESPEN Guidelines Bioimpedance analysis – part I: review of principles and methods;Clinical Nutrition 2004.
Kyle et al; ESPEN Guidelines Bioimpedance analysis – part II: utilization in clinical practice; Clinical Nutrition 2004.
Judith E. Brown et al (2011). Nutrition Through the Life Cycle (4th edition). Belmont, USA: Cengage Learning.
EFSA (European Food Safety Authority), 2017. Dietary Reference Values for nutrients. Summary Report. EFSA supporting publication 2017:e15121. 98 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121
Kang J (2018). Nutrition and Metabolism in Sports, Exercise and Health (2ªed). Oxon, New York, USA: Routledge.
Sousa M, Teixeira VH, Graça P. Nutrição no Desporto. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direção-Geral da Saúde, 2016.
Bibliografia secundária
Shils, M. E., Shike, M., Ross, A.C., Caballero, B., Cousins, R.J. (2014). Nutrição Moderna na Saúde e na Doença (11ª ed.). São Paulo, Brasil: Manole.
Raymond JL & Morrow K. Krause and Mahan’s Food & The Nutrition Care Process. Elsevier, 15th edition, 2020.
Stewart A & Marfell-Jones M. International standards for anthropometric assessment. International Society for the Advancement of Kinanthropometry, Lower Hutt, New Zealand, 2011.