Nutrição e Dietética

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de Nutrição Humana. 

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico e prático com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a programas informáticos e instrumentos profissionais, bem como, a visitas de estudo/trabalhos de campo para aplicação e treino das metodologias apreendidas.

 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, pretende-se que os alunos:

1. Entendam os mecanismos envolvidos no metabolismo energético e o impacto da alimentação;

2. Reconheçam as caraterísticas da composição corporal habitual de um indivíduo e os seus métodos de avaliação;

3. Saibam descrever os diferentes métodos de avaliação da ingestão alimentar;

4. Compreendam as diferentes necessidades nutricionais ao longo do ciclo da vida;

5. Conheçam e dominem as várias ferramentas para avaliar o risco e o estado nutricional dos indivíduos em idade pediátrica, adultos e idosos;

6. Saibam utilizar corretamente as diferentes técnicas antropométricas e de avaliação da composição corporal (pregas e bioimpedância) de acordo com a fase do ciclo da vida;

7. Apliquem os diferentes métodos de avaliação da ingestão alimentar, de acordo com as exigências de cada fase do ciclo da vida;

8. Adquiram conhecimentos sobre nutrição e prática desportiva, nomeadamente a respeito das diferentes necessidades nutricionais, de acordo com o esforço e respetiva adaptação fisiológica.

Programa

1. Introdução à Unidade Curricular:

    1.1. Princípios gerais do metabolismo energético;

    1.2. Avaliação da composição corporal;

    1.3. Métodos de avaliação da Ingestão alimentar 

2. Nutrição no Ciclo de Vida:

    2.1. Gravidez e aleitamento (necessidades nutricionais; avaliação do estado nutricional; avaliação da ingestão alimentar)

    2.2. Idade Pediátrica (necessidades nutricionais; risco nutricional; avaliação do estado nutricional; malnutrição; avaliação da ingestão alimentar)

    2.3. Idade adulta (necessidades nutricionais; risco nutricional; avaliação do estado nutricional; malnutrição; avaliação da ingestão alimentar)

    2.4. Envelhecimento (necessidades nutricionais; risco nutricional; avaliação do estado nutricional; malnutrição; avaliação da ingestão alimentar)

3. Nutrição e prática desportiva:

    3.1. Adaptação fisiológica ao esforço;

    3.2. Vias metabólicas e substratos energéticos;

    3.3. Produção e utilização de energia em diferentes intensidades de esforço;

    3.4. Necessidades nutricionais intra-treino e nas diferentes fases do esforço;

    3.5. Suplementação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal 

Kyle et al; ESPEN Guidelines Bioimpedance analysis – part I: review of principles and methods;Clinical Nutrition 2004.

Kyle et al; ESPEN Guidelines Bioimpedance analysis – part II: utilization in clinical practice; Clinical Nutrition 2004.

Judith E. Brown et al (2011). Nutrition Through the Life Cycle (4th edition). Belmont, USA: Cengage Learning.

EFSA (European Food Safety Authority), 2017. Dietary Reference Values for nutrients. Summary Report. EFSA supporting publication 2017:e15121. 98 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121

Kang J (2018). Nutrition and Metabolism in Sports, Exercise and Health (2ªed). Oxon, New York, USA: Routledge.

Sousa M, Teixeira VH, Graça P. Nutrição no Desporto. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direção-Geral da Saúde, 2016.

 

Bibliografia secundária

Shils, M. E., Shike, M., Ross, A.C., Caballero, B., Cousins, R.J. (2014). Nutrição Moderna na Saúde e na Doença (11ª ed.). São Paulo, Brasil: Manole.

Raymond JL & Morrow K. Krause and Mahan’s Food & The Nutrition Care Process. Elsevier, 15th edition, 2020.

Stewart A & Marfell-Jones M. International standards for anthropometric assessment. International Society for the Advancement of KinanthropometryLower Hutt, New Zealand, 2011.