Conhecimentos de Base Recomendados
Os decorrentes do acesso ao ensino superior e adquiridos em UC lecionados no 1.º semestre.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a vídeos, programas informáticos, instrumentos profissionais. Contempla ainda, e sempre que se justifique o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de artigos/textos.
Horas definidas para atendimento de alunos em gabinete para esclarecimentos de dúvidas ou explicação de conceitos; facultação de email para colocação de dúvidas ou problemas; avaliação formativa através da colocação de questões para verificação do grau de percepção das matérias e das dificuldades encontradas por parte dos alunos. Disponibilização de material bibliográfico e cópia do material usado como suporte à exposição e exemplificação de conteúdos.
Resultados de Aprendizagem
A frequência desta unidade curricular deve dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam:
– Perceber a nutrição na saúde e na doença;
– Saber quais os factores que interferem no comportamento alimentar;
– Perceber qual a situação alimentar em Portugal e no Mundo;
– Perceber os padrões alimentares das Sociedades de consumo e a sua evolução Histórica;
– Ter capacidade para contribuir de forma efectiva para o trabalho em grupo, integrado em equipas multidisciplinares;
– Saber nutrir saudavelmente o ser humano, o que envolve a aplicação das ciências da nutrição nomeadamente através do estudo aprofundado dos nutrientes, sua acção no funcionamento, crescimento e desenvolvimento normal do organismo e na manutenção da saúde;
– Aumentar a capacidade de compreensão sobre a profissão.
Programa
1. Nutrição na Saúde e Doença – Introdução ao estudo da alimentação
2. Factores nutricionais,
3. Alimentação e saúde:
Caracterização social, alimentar, nutricional e sanitária dos grandes padrões alimentares inadequados: de fome endémica, ocidental, suburbano pobre e de cafetaria. Características comuns aos padrões alimentares das sociedades de consumo e evolução histórica da comida moderna; seus excessos e desequilíbrios. Ênfase sobre papel de alimentos processados e alimentação extradomiciliária. Comparação de valor entre comidas modernas e seus arquétipos.
4. Patologia decorrente da alimentação ocidentalizada; caso paradigmático das relações entre alimentação e cancro.
alimentares e do comportamento alimentar, e outras condições ambientes que interferem na regulação da ingestão e do peso corporal.
5. Relações entre alimentação, e desenvolvimento e saúde. Situação alimentar em Portugal e no Mundo. Práticas alimentares correntes em Portugal, erros alimentares mais graves e situação sanitária decorrente.
6. Alimentação Mediterrânica, paradigma de alimentação saudável empírica.
7. Alimentação vegetariana e macrobiótica.
8. Alimentação Saudável conceito, história, definição actual. Caracterização alimentar, nutricional e sanitária da alimentação saudável de adultos.
9. Alimentação saudável em situações particulares
10. Particularidades biológicas, alimentares e nutricionais de grávidas e aleitantes. Recomendações nutricionais e alimentares.
11. Particularidades biológicas, alimentares e nutricionais de idosos. Recomendações alimentares e nutricionais.
12. Principais erros alimentares
13. Leis da Alimentação
14. Grupos de alimentos – propriedades, porções diárias, equivalências e conservação:
15. Representações gráficas
16. Alimentos e Nutrientes
17. Constituintes Dietéticos Biologicamente Activos
18. Necessidades nutricionais – Guidelines
19. Tabelas de composição de alimentos
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária:
MAHAN, L.K.& ESCOTT-STUMP, S. (1998). Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. Roca. Rio de Janeiro.
Tabela de Composição dos alimentos portugueses – Instituto Ricardo Jorge
Secundária:
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – Direção Geral de Saúde (2017)
Portugal – Alimentação saudável em números – Direção Geral de Saúde (2015)
Estratégia Nacional para a promoção da atividade física, da saúde e do bem-estar – 2016 – 2025 – Direção Geral de Saúde
Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016)