Nutrição Humana

Conhecimentos de Base Recomendados

Os decorrentes do acesso ao ensino superior e adquiridos em UC lecionados no 1.º semestre.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a vídeos, programas informáticos, instrumentos profissionais. Contempla ainda, e sempre que se justifique o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de artigos/textos.

Horas definidas para atendimento de alunos em gabinete para esclarecimentos de dúvidas ou explicação de conceitos; facultação de email para colocação de dúvidas ou problemas; avaliação formativa através da colocação de questões para verificação do grau de percepção das matérias e das dificuldades encontradas por parte dos alunos. Disponibilização de material bibliográfico e cópia do material usado como suporte à exposição e exemplificação de conteúdos.

 

Resultados de Aprendizagem

A frequência desta unidade curricular deve dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam:

– Perceber a nutrição na saúde e na doença;

– Saber quais os factores que interferem no comportamento alimentar;

– Perceber qual a situação alimentar em Portugal e no Mundo;

– Perceber os padrões alimentares das Sociedades de consumo e a sua evolução Histórica;

– Ter capacidade para contribuir de forma efectiva para o trabalho em grupo, integrado em equipas multidisciplinares;

– Saber nutrir saudavelmente o ser humano, o que envolve a aplicação das ciências da nutrição nomeadamente através do estudo aprofundado dos nutrientes, sua acção no funcionamento, crescimento e desenvolvimento normal do organismo e na manutenção da saúde;

– Aumentar a capacidade de compreensão sobre a profissão.

Programa

1. Nutrição na Saúde e Doença – Introdução ao estudo da alimentação

2. Factores nutricionais,

3. Alimentação e saúde:

     Caracterização social, alimentar, nutricional e sanitária dos grandes padrões alimentares inadequados: de fome endémica, ocidental, suburbano pobre e de cafetaria. Características comuns aos padrões alimentares das sociedades de consumo e evolução histórica da comida moderna; seus excessos e desequilíbrios. Ênfase sobre papel de alimentos processados e alimentação extradomiciliária. Comparação de valor entre comidas modernas e seus arquétipos.

4. Patologia decorrente da alimentação ocidentalizada; caso paradigmático das relações entre alimentação e cancro.

alimentares e do comportamento alimentar, e outras condições ambientes que interferem na regulação da ingestão e do peso corporal.

5. Relações entre alimentação, e desenvolvimento e saúde. Situação alimentar em Portugal e no Mundo. Práticas alimentares correntes em Portugal, erros alimentares mais graves e situação sanitária decorrente.

6. Alimentação Mediterrânica, paradigma de alimentação saudável empírica.

7. Alimentação vegetariana e macrobiótica.

8. Alimentação Saudável conceito, história, definição actual. Caracterização alimentar, nutricional e sanitária da alimentação saudável de adultos.

9. Alimentação saudável em situações particulares

10. Particularidades biológicas, alimentares e nutricionais de grávidas e aleitantes. Recomendações nutricionais e alimentares.

11. Particularidades biológicas, alimentares e nutricionais de idosos. Recomendações alimentares e nutricionais.

12. Principais erros alimentares

13. Leis da Alimentação

14. Grupos de alimentos – propriedades, porções diárias, equivalências e conservação:

15. Representações gráficas

16. Alimentos e Nutrientes

17. Constituintes Dietéticos Biologicamente Activos

18. Necessidades nutricionais – Guidelines

19. Tabelas de composição de alimentos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primária:

MAHAN, L.K.& ESCOTT-STUMP, S. (1998). Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. Roca. Rio de Janeiro.

Tabela de Composição dos alimentos portugueses – Instituto Ricardo Jorge

Secundária:

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – Direção Geral de Saúde (2017)

Portugal – Alimentação saudável em números – Direção Geral de Saúde (2015)

Estratégia Nacional para a promoção da atividade física, da saúde e do bem-estar – 2016 – 2025 – Direção Geral de Saúde

Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016)