Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino baseiam-se nos princípios das técnicas de aprendizagem ativa, estudos de caso, e aprender a saber fazer. Nas Unidades 1 e 2, é providenciado conhecimento de base através de exposições teóricas com exploração posterior dos temas através de pesquisa e apresentação da informação aos colegas. Na Unidade 3 é feita a introdução teórica a cada grupo de fauna com exploração posterior dos através de pesquisa, saídas de campo para observação dos grupos de fauna no terreno, incluindo no campus da ESAC.
Resultados de Aprendizagem
1.Relacionar os tipos de fauna com o seu respetivo habitat;
2.Selecionar os métodos e equipamentos apropriados para observação de um dado tipo de fauna;
3.Identificar os grupos de fauna mais relevantes nas atividades turísticas;
4.Saber observar e guiar outros para observação sem perturbar a fauna selvagem
Programa
1.Introdução: Regiões geográficas, ambientes e habitats; Humanos, turismo e vida selvagem; Conservação, parques e reservas
2. A arte da observação da fauna: Onde, quando e como; Binóculos e telescópios; Mergulho e snorkeling; Esconderijos; Fotografia; Observação nocturna
3. Habitats, identificação, comportamento e observação da fauna: Aves; Borboletas e outros insetos; Répteis e anfíbios; Mamíferos terrestres; Baleias e golfinhos; Outra fauna aquática
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho escrito em cada unidade (peso de cada unidade: 1: 20%; 2: 20%; 3: 60%) - 45.0%
- - Teste escrito em cada unidade (peso de cada unidade: 1: 20%; 2: 20%; 3: 60%) - 55.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ALLISON, NL & DESTEFANO, S (2006). Equipment and Techniques for Nocturnal Wildlife Studies. Wildlife Society Bulletin 34(4): 1036-1044
DVORNICH, K et al. (2011). Fostering Outdoor Observation Skills. Association of Fish and Wildlife Agencies
Rewilding Europe (2012). Wildlife watching hides: An inspirational guide, 1.0. Nijmegen: Rewilding Europe
TAPPER, R (2006). Wildlife watching and Tourism: a study on the benefits and risks of a fast growing tourism activity and its impacts on species. Bonn: UNEP/ CMS Secretariat
TAYLOR, M (2011). RSPB Nature Watch: how to discover, explore and enjoy wildlife. London: A&C Black Publishers
US FISH AND WILDLIFE SERVICE (2006). Series 600: Land Use and Management Series, Wildlife-Dependent Recreation (Part 605). US Fish and Wildlife Service
WOLF, I et al. (2012). Observation techniques that minimize impacts on wildlife and maximize visitor satisfaction in night-time tours. Tourism Management Perspectives 4: 164–175
Guias de campo de fauna.