Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são, na sua maior parte, quase exclusivamente ativas, com algumas excepções para aulas mais expositivas quando os conteúdos mais teóricos assim o exigem. Serão promovidos métodos que permitam o desenvolvimento do espírito de auto e heterocrítica. Serão desenvolvidos exercícios coletivos e individuais para desenvolvimento de técnicas de relaxamento, respiração, colocação e projecção vocal.
Atendendo às características predominantemente práticas da disciplina, os objetivos e as aquisições só serão avaliáveis através do desempenho prático das atividades propostas.
Resultados de Aprendizagem
A voz é um dos principais veículos de comunicação entre seres humanos.
Para um profissional da Comunicação Social, a relevância deste elemento é ainda maior. A utilização que estes profissionais fazem da sua voz nem sempre é a mais correta, propiciando o aparecimento de problemas patológicos, muitas vezes evitáveis através de uma utilização saudável e correta dos aparelhos respiratório e fonador. Um conhecimento mais aprofundado da fisiologia vocal permitirá a compreensão de todo o processo e ajudará a uma correta fonação. Por outro lado, a compreensão do que se diz é primordial num tipo de profissão em que a mensagem tem que chegar ao público de forma clara e inequívoca, além de flexível e cativante. Assim, o trabalho da articulação torna-se imprescindível para que qualquer comunicador possa exercer com qualidade a sua profissão.
Programa
1.O aparelho fonador e seu funcionamento
2. Prática vocal
2.1.Relaxamento: ombros, nuca, músculos faciais, maxilar inferior, língua,…
2.2. Respiração: abdominal, a dois tempos, abdominal/toráxica
2.3. Ressonâncias: a rentabilização das cavidades toráxica e nasais
2.4. Produção Sonora: colocação de voz
2.4.1. Técnicas a desenvolver
2.4.2. O aquecimento vocal
2.4.3. Construção de registo
2.5. Dicção: rudimentos de fonética e sua aplicação prática; exercícios práticos de articulação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Revista de imprensa/interpretação de infografia (35%) + Técnica Vocal (20%) - 55.0%
- - Exercícios de dicção/Leitura de notícia - 35.0%
- - avaliação contínua - 10.0%
- - Exame - componente prática - 50.0%
- - Exame - componente teórica - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Araújo, J. M. (2013). O cantor, a voz e emoção. Lisboa: Edições Vieira da Silva.
Behlau, M. (2004). Voz: O Livro de Especialista. 2 vols. Rio de Janeiro: Revinter.
Behlau, M. (2010). Técnicas Vocais. In Fernandes, F. D. M. et al.. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Edição. São Paulo: Roca.
Colton, R.H. and Casper, J. (1996). Compreendendo os problemas da voz: uma perspectiva fisiológica ao diagnóstico e ao tratamento. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
Knijnik, D. (2007). O profissional e a voz. Disponível em:
http://www.pedagobrasil.com.br/fonoaudiologia/oprofissionaleavoz.htm
Mendes, A. (2012). Fisiologia da Técnica Vocal. Loures: Lusociência.
Moura, I. (2018). O Poder Secreto da Voz. Porto: Porto Editora.
Pinho S.M., Pontes P. & Korn, G P. (2014). Músculos intrínsecos da Laringe e Dinâmica Vocal. v. 1. Rio de Janeiro: Revinter.
Quinteiro, E.A.(1989) Estética da Voz: uma voz para o ator. São Paulo: Summus.
Quinteiro, E. A. (2009). O poder da voz e da fala no telemarketing.