Oficina de Colocação de Voz

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas são, na sua maior parte, quase exclusivamente ativas, com algumas excepções para aulas mais expositivas quando os conteúdos mais teóricos assim o exigem. Serão promovidos métodos que permitam o desenvolvimento do espírito de auto e heterocrítica. Serão desenvolvidos exercícios coletivos e individuais para desenvolvimento de técnicas de relaxamento, respiração, colocação e projecção vocal.

Atendendo às características predominantemente práticas da disciplina, os objetivos e as aquisições só serão avaliáveis através do desempenho prático das atividades propostas.

Resultados de Aprendizagem

A voz é um dos principais veículos de comunicação entre seres humanos.

Para um profissional da Comunicação Social, a relevância deste elemento é ainda maior. A utilização que estes profissionais fazem da sua voz nem sempre é a mais correta, propiciando o aparecimento de problemas patológicos, muitas vezes evitáveis através de uma utilização saudável e correta dos aparelhos respiratório e fonador.  Um conhecimento mais aprofundado da fisiologia vocal permitirá a compreensão de todo o processo e ajudará a uma correta fonação.  Por outro lado, a compreensão do que se diz é primordial num tipo de profissão em que a mensagem tem que chegar ao público de forma clara e inequívoca, além de flexível e cativante. Assim, o trabalho da articulação torna-se imprescindível para que qualquer comunicador possa exercer com qualidade a sua profissão.

Programa

1.O aparelho fonador e seu funcionamento

2. Prática vocal

2.1.Relaxamento: ombros, nuca, músculos faciais, maxilar inferior, língua,…

2.2. Respiração: abdominal, a dois tempos, abdominal/toráxica

2.3. Ressonâncias: a rentabilização das cavidades toráxica e nasais

2.4. Produção Sonora: colocação de voz

2.4.1. Técnicas a desenvolver

2.4.2. O aquecimento vocal

2.4.3. Construção de registo

2.5. Dicção: rudimentos de fonética e sua aplicação prática; exercícios práticos de articulação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Revista de imprensa/interpretação de infografia (35%) + Técnica Vocal (20%) - 55.0%
  • - Exercícios de dicção/Leitura de notícia - 35.0%
  • - avaliação contínua - 10.0%
Exame
  • - Exame - componente prática - 50.0%
  • - Exame - componente teórica - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Araújo, J. M. (2013). O cantor, a voz e emoção. Lisboa: Edições Vieira da Silva.

Behlau, M. (2004). Voz: O Livro de Especialista. 2 vols. Rio de Janeiro: Revinter.

Behlau, M. (2010). Técnicas Vocais. In Fernandes, F. D. M. et al.. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Edição. São Paulo: Roca.

Colton, R.H. and Casper, J. (1996). Compreendendo os problemas da voz: uma perspectiva fisiológica ao diagnóstico e ao tratamento. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.

Knijnik, D. (2007). O profissional e a voz. Disponível em:

http://www.pedagobrasil.com.br/fonoaudiologia/oprofissionaleavoz.htm

Mendes, A. (2012). Fisiologia da Técnica Vocal. Loures: Lusociência.

Moura, I. (2018). O Poder Secreto da Voz. Porto: Porto Editora.

Pinho S.M., Pontes P. & Korn, G P. (2014). Músculos intrínsecos da Laringe e Dinâmica Vocal. v. 1. Rio de Janeiro: Revinter.

Quinteiro, E.A.(1989) Estética da Voz: uma voz para o ator. São Paulo: Summus.

Quinteiro, E. A. (2009). O poder da voz e da fala no telemarketing.