Métodos de Ensino
Os conteúdos são ministrados em aulas teórico práticas. em que os alunos aplicam os conceitos teóricos expostos à resolução de problemas concretos. Existem ainda aulas tutoriais que permitem uma aprendizagem mais adaptada às necessidades individuais dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Os discentes devem adquirir as seguintes competências:
1. Conhece a estrutura organizativa e os instrumentos legais que regem os processos de ordenamento territorial ;
2. Conhece os fundamentos teóricos e as metodologias que lhe permitem contextualizar do ponto de vista ambiental, social e económico um determinado problema de ordenamento;
3. Conhece e utiliza os métodos e as técnicas de análise espacial necessárias à elaboração de estudos de afectação de usos ou actividades, da sua localização, ou outros problemas de ordenamento.
Programa
Esta Unidade Curricular permitirá ao aluno adquirir os conhecimentos que lhe permitem equacionar e propor soluções para problemas de ordenamento do território e adquirir as competências que lhe permitem participar em equipas multidisciplinares que realizam estudos de ordenamento.
1. Introdução ao ordenamneto do território. Conceitos fundamentais
2. O processo de planeamento em OT. Modelos de Planeamento. O papel da monitorização e dos indicadores. O papel da participação social.
3. Estrutura organizativa e Instrumentos de gestão territorial em Portugal. Com relevo especial para os instrumemntos de planeamento regionais e locais.
4. O Ordenamento do território visto como a tradução espacial das políticas económicas, sociais e ambientais. Conceitos fundamentais do planeamento com base ecológica.
5. Métodos e técnicas de análise espacial em ambiente SIG para o OT. Métodos de análise exploratória de dados espaciais. Modelação espacial de variáveis biofísicas, sociais e económicas. Métodos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Projeto de ordenamento - 60.0%
- - Prova escrita - 40.0%
- - Teste escrito - 40.0%
- - Projeto de ordenamento - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Abreu, M. R. (2007). Estrutura Ecológica da paisagem. Conceitos e delimitação_ escalas regional e municipal, ISA Press, Lisboa.
Malczewski J. 2004. GIS_based land-use suitability analysis: a critical overview. Progress in Planning 62:3-65.
DGOTDU (2007) – Guia das Alterações ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial. Documentos de orientação DGOTDU 03/2007, Direcção Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, Lisboa
Burley JB, Brown TJ. 1995. Constructing Interpretable Environments from Multidimensional Data: GIS suitability Overlays and Principal Component Analysis. Journal of Environmental Planning and Management 38(4):537-550.
Randolph, J. (2004) Environmental Land Use Planning and Management. Island Press. Washington.
Ministerio De Medio Ambiente (1998). Guia para la elaboración de estudios del medio físico – contenido y metodologia. Ministerio de Medio Ambiente, Madrid.
Steiner, F. (2008) The Living Landscape: An Ecological Approach to Landscape Planning. Island Press, New York, 2ªEd
Partidário, M. R. (1999). Introdução ao Ordenamento do Território. Edição da Universidade Aberta, nº 177, Lisboa.
Beinat E, Nijkamp P. 1998. Multicriteria Analysis for Land-Use Management. Netherlands: Kluwer Academic Press. p 1-13.